No total, R$ 32,8 milhões foram investidos nas obras da ETE

Publicado em 18 de outubro de 2018

Na gestão Heliton do Valle, Itararé (SP) passa a ter 98% do esgoto tratado

Após solenidade, Heliton, junto a equipe da Sabesp, visitou a estação

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, participou nesta quinta-feira (18) da entrega das obras do sistema de esgotamento sanitário do município realizada pela Sabesp. A iniciativa, segundo a instituição, garantirá a coleta e o tratamento de esgoto para toda a população da área urbana do município, faltando apenas 2% para atingir toda a cidade. A ação também contribuirá para o crescimento da cidade, uma vez organizada, atrairá mais empreendedores.

Na oportunidade, Heliton agradeceu a parceria com a empresa, expôs a alegria em vivenciar esse momento e recordou que a primeira agenda oficial como prefeito foi na Sabesp, em Itapetininga (SP). “Era nossa preocupação essas obras que, há anos, estavam interrompidas. Queríamos concluí-las. Participo hoje com muita felicidade dessa conquista”, citou.

Amante da natureza, o prefeito enalteceu ainda a sua emoção ao já notar vida nos córregos que agora estão tratados. “Não víamos peixes no local há muito tempo. E agora eles estão de novo por lá. É Itararé vivendo um novo tempo, uma nova história”, frisou.

Heliton também registrou que entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, Itararé está entre os 48 que possui o selo do Programa Município VerdeAzul, sendo a única da região a ser certificada, expôs algumas das mais de 30 ações realizadas pela gestão em prol do Meio Ambiente e enfatizou a importância da população participar e acompanhar as atividades e notícias sobre a conscientização para cuidar da fauna e flora do município. “Somos riquíssimos neste setor e precisamos conservá-lo para progredir cada vez mais”, enalteceu.

O evento contou também com a presença do secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Borsari; representantes dos Governos Estadual e Municipal e funcionários da Sabesp.

Após a solenidade da entrega, realizada de forma simbólica na praça Francisco Alves Negrão (São Pedro), Heliton, junto a equipe da Sabesp, visitou a estação.

Saiba mais – Com investimento total de R$ 32,8 milhões, o empreendimento é composto por uma estação de tratamento de esgoto (ETE) e pela implantação de redes coletoras, interceptores (tubulações de grande porte) e quatro estações de bombeamento do esgoto, além de tubulação por onde os dejetos são bombeados.

A obra tem impacto positivo direto na qualidade de vida dos itarareenses, com a destinação adequada de todo o esgoto gerado. Esse tipo de empreendimento tem peso importante no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, na medida em que melhora as condições de saúde e beneficia também o meio ambiente.

Com a conclusão da obra, Itararé passa a ser considerado um município universalizado, com 100% de abastecimento de água, 100% de coleta e 100% de tratamento de esgoto na área urbana.