Publicado em 15 de setembro de 2017

Método de trabalho da gestão Heliton do Valle melhora Educação de Itararé (SP)

Atualmente, mais de seis mil alunos são atendidos pelo município

Na última sexta-feira (08), o mundo celebrou o Dia da Alfabetização. A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criou a data em 1967.

Segundo a secretária de Educação de Itararé (SP), Ana Maria Oliveira, a alfabetização nas escolas do município é desenvolvida partindo dos direitos de aprendizagem dos educandos. “Várias ações e projetos são desenvolvidos dia a dia nas salas de aulas. Alguns em parceria, como o Ler e Escrever, outros por conta própria”, comenta.

Ainda, visando melhorias neste sentido, este ano, diz Ana, o município aderiu ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC 2017) e conta um Plano de Ação elaborado pelas  unidades escolares com metas definidas por cada uma dela objetivando melhores resultados  no desempenho dos alunos.

Conforme a secretária, desde o início da gestão Heliton do Valle, não somente a alfabetização, mas a Educação de Itararé como um todo melhorou no município. “A preocupação do Executivo em colaborar e acompanhar as ações da Educação contribui significativamente neste aumento”, frisa.

Ana destaca que ações como o projeto ‘Prefeitura no bairro – Heliton em todo canto’ que aproximam a gestão da população e funcionários tem colaborado com o desempenho da Educação. “As visitas transmitem a ideia de parceria. O olhar da administração à Educação nessas visitas confirmam a intenção de melhoria às escolas, consequentemente reflete no desempenho das equipes escolares e por conseguinte no desempenho acadêmico dos alunos”, cita.

“A participação do prefeito em projetos importantes desenvolvidos pelas escolas, como  as entrevistas concedidas aos alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental que encontram-se no final do ciclo de alfabetização,  sobre o Programa Educação Viária é Vital da Fundação Mapfre, também tem feito a diferença”, completa.

Para o prefeito, Heliton do Valle, contribuir com esta melhora é gratificante. “Quero uma Itararé melhor. Já poder colher os frutos em tão pouco tempo de trabalho é sinal de que estamos no caminho certo”, expõe.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com exatos 6.226 estudantes distribuídos em 25 escolas, sendo estas de Educação Infantil, que atendem crianças de zero a cinco anos; Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano). Ao todo, entre professores, coordenadores pedagógicos e direção escolar a Rede conta com 476 profissionais.