Prefeitura de Itararé

Publicado em 18 de maio de 2018


Itararé (SP) se mobiliza pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Além dos eventos em prol a data, cidade presta acompanhamento aos casos

Denuncie: disque 100 ou acione o Conselho Tutelar de Itararé através do telefone (15) 3532-4493

Dezoito de maio é o  ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. A data tem por objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Em Itararé (SP), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social,  trabalha com atenção a causa diariamente. Além das mobilizações em prol à data, como o ‘World Café Faça Bonito’ e a ‘Caminhada Faça Bonito’,  realizam também atividades engajadas na proteção aos jovens.

Atualmente, há 43 casos de abuso e quatro de exploração em atendimento pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), relata a secretária da Pasta, Luciana Perúcio.

O abuso, segundo ela, não se caracteriza apenas quando se chega às vias de fato. “Molestar também é crime. Quando os menores são prostituídos ou em situações do uso de imagens pornográficas o caso é considerado de exploração”, explica Luciana.

Conforme a secretária, quando existe uma denúncia, o Conselho Tutelar de Itararé é responsável pela averiguação dos fatos e acompanhamento. “Identificado o problema, o caso é trabalhado também pelo CREAS. É o que chamamos de atendimento estruturado em rede”, conta.

As vítimas e seus familiares atendidos pelo CREAS recebem todo amparo psicossocial necessário.

O prefeito, Heliton do Valle, reforça a necessidade da população trabalhar em prol dela mesma, estando atenta ao que acontece e fazendo as denúncias. “É nosso dever zelar pelas crianças e adolescentes da cidade”, enfatiza.

Denuncie – As denúncias podem ser feitas anonimamente através do Disque 100 ou  para Conselho Tutelar de Itararé pelo número (15) 3532-4493.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados