Publicado em 9 de março de 2018

Itararé (SP) recebe programa ‘Turismo do Saber’

O município foi escolhido por fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo, vai receber na próxima quinta-feira (15) o programa ‘Turismo do Saber’ do Governo do Estado de São Paulo.

Cerca de 40 alunos de escolas públicas do município de Barra do Chapéu (SP) irão fazer uma visita aos pontos turísticos da cidade.

O itinerário começa pelo Museu Histórico Municipal, Parque Ecológico da Barreira e por último o Mirante da Cachoeira do Corisco.

O município foi escolhido por fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro e possuir atrativos de interesse público.

Para o coordenador Municipal de Turismo, Edilson de Moraes, a cidade está preparada para receber os turistas. “Itararé trabalha com os alunos da rede pública através do projeto de Educação Ambiental durante o ano letivo, portanto estamos aptos a receber esses estudantes. Além disso, podemos aumentar o nosso campo de atuação através das escolas particulares de outros centros”, explica.

Programa ‘Turismo do Saber’
O programa ‘Turismo do Saber’ visa proporcionar às crianças de escolas públicas uma nova experiência de vida por meio do Turismo Social, na qual cada participante pode ter contato com diferentes paisagens, culturas, hábitos, recursos naturais, arquitetônicos, sociais, agregando novos valores, ampliando horizontes e adquirindo conhecimento que será levado para a vida dos turistas mirins. Trata-se de uma oportunidade única de interação social por meio não só do Turismo, mas também da Educação, da Cultura, do Meio Ambiente, da Cidadania, entre outras áreas.

A ação proporciona uma saída do ambiente escolar, com o objetivo de aprofundar os conteúdos desenvolvidos na sala de aula através da visita de um dia a determinados atrativos turísticos. Também é trabalhada a conscientização turística com os alunos participantes, abordando, de forma interdisciplinar, a atividade turística como fator de desenvolvimento sustentável e responsável.