Prefeitura solicita colaboração da população para eliminar focos do mosquito transmissor

Publicado em 9 de março de 2020

Itararé (SP) já tem 13 casos de dengue confirmados

Já são 13 os casos positivos para dengue em Itararé (SP). Desde o início do ano, foram confirmados três casos importados, adquiridos em outro local, e 10 autóctones, transmitidos dentro do próprio município.

De acordo com a diretora municipal da Vigilância Municipal em Saúde, Gislene Fátima Oliveira, as áreas mais afetadas são a vila Tonico Adolfo, vila Osório, Jardim Ipanema e Jardim Alvorada.

Segundo ela, a Prefeitura tem realizado nebulização e ações de redução de criadouros, porém, a participação dos munícipes é mais do que necessária. “Se cada um fizer sua parte na fiscalização das casas e quintas, poderemos impedir a reprodução do Aedes aegypti e evitar mais casos”, destaca.

Para o prefeito, Heliton do Valle, lutar contra a dengue é um dever de todos. “Essa é uma batalha que, o poder público, sozinho, não pode vencer. Cada um de nós precisa agir para que possamos manter nossa cidade livre dessa doença”, enfatiza.

Combate – De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente com a dengue em mais de 100 países. Destes, 550 mil necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

No entanto, evitar a proliferação do mosquito transmissor é simples e pode ser feito com ações diárias dentro de casa. Confira:

– Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, garrafas ou qualquer outro recipiente;

– Colocar areia nos vasos de plantas;

– Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos;

– Tampar bem as latas de lixo;

– Limpar as calhas regularmente;

– Adicionar desinfetante ou água sanitária nos ralos.

Denúncias – As denúncias podem ser feitas junto à Vigilância Epidemiológica Municipal, através do telefone (15) 3531-8160.