Os projetos das Escolas Municipais Adriano Queiróz Pimentel e Alice Fonseca Braga ficaram entre os dez melhores do Brasil

Publicado em 2 de dezembro de 2019

Itararé (SP) é destaque nacional no Projeto Educação Viária é Vital

As escolas ficaram entre as dez melhores do país

Construir uma educação pública completa e de qualidade em Itararé (SP) é umas das principais metas do prefeito Heliton do Valle. As melhorias realizadas nas escolas e a dedicação de educadores, pais e alunos à causa, tem não somente gerado frutos como atraído os olhares de empresas e autoridades de todo o país. Prova disso, é a conquista de não um, mas dois títulos de destaque nacional no Projeto Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre.

Através das ações realizadas durante os quase cinco meses de programa, as Escolas Municipais Adriano Queiróz Pimentel e Alice Fonseca Braga, ficaram entre os dez melhores projetos do Brasil, sendo premiadas, cada uma, com um projetor e um telão.

De acordo com a coordenadora da EM Adriano, Marcia Sales, essa é a segunda vez que a instituição é agraciada com o título. “Trabalhamos de forma lúdica e criativa, abrangendo diversos setores da sociedade. Nosso principal objetivo é formar cidadãos éticos, respeitosos, conscientes para que a sociedade seja mais segura e solidária”, detalha.

Para a diretora da EM do Campo Alice, Jeane Galhoti, é muito gratificante saber que o projeto ‘Pequenos cidadãos, grandes ações’, foi um dos escolhidos entre 312 participantes de 11 estados do país. “Através de leituras, passeatas, palestras e diversas outras atividades, buscamos contribuir para a conscientização das crianças e comunidade em geral a respeito da promoção de um trânsito mais seguro, pois através disso, os pequenos podem atuar como agentes educativos em suas famílias”, enfatiza.

Conforme a secretária municipal de Educação, Ana Maria F S Oliveira, a conquista é resultado de muito empenho e dedicação de toda a equipe. “Esse prêmio só foi possível graças a professores e gestores capacitados e empenhados em realizar um trabalho de excelência. É muito gratificante poder contar com esses profissionais e presenciar o sucesso dos alunos e da equipe escolar”, salienta.

Para o prefeito, os prêmios são motivos de orgulho, mas o impacto positivo causado pelo trabalho é a verdadeira recompensa. “Aqui, trabalhamos sempre pensando no futuro e no melhor para nossa população. Ver o nome de nossa Itararé em tão alto patamar é apenas uma amostra de toda a dedicação e amor envolvidos no cumprimento dessa missão”, destaca.

Saiba mais – Desenvolvido através de um convênio com a Fundação MAPFRE, o projeto ‘Educação Viária é Vital’ é trabalhado nas instituições de ensino de maneira integrada às propostas do currículo escolar, apresentando atividades que se conectam às disciplinas e aulas, para que alunos e professores envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.

Além de um curso de capacitação para professores, a Fundação MAPFRE também promove uma competição entre as escolas do país que premia os melhores projetos.

Em 2015, a EM Messias Sodré, foi convidada a apresentar seu projeto em São Paulo. No ano de 2016, a EM Adriano Queiróz Pimentel foi a vencedora do Prêmio Nacional. Em 2017, novamente a escola Adriano se destacou em sua apresentação e, finalmente, no ano de 2018, a EM Dilermando Marques Martins, juntamente a EM Ione Maria Marques Martins dos Santos, representou o município no evento em São Paulo.