Publicado em 29 de abril de 2015

Itararé recebe oficina sobre curtas brasileiros com doutor em Cinema pela Sorbonne

Publicado em: 29 de abril de 2015 às 13:38

Atividade acontece no dia 11 de maio, segunda-feira, no auditório Prof. Newton Marques das Faculdades Integradas de Itararé, através do programa ‘Pontos MIS’, com o professor e pesquisador Pedro Maciel Guimarães. A entrada é livre!

Dia 11 de maio, segunda-feira, às 19h30, o auditório Prof. Newton Marques das Faculdades Integradas de Itararé recebe a oficina do mês de maio do programa Pontos MIS no município. A atividade é uma realização do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Itararé. Conduzida pelo professor e pesquisador em Estética do Cinema e do Audiovisual Pedro Maciel Guimarães, a oficina “Panorama do curta-metragem brasileiro contemporâneo” tem número ilimitado de vagas, mas a obtenção de certificados pode ser garantida apenas mediante a realização de inscrição prévia através do e-mail cultura@itarare.sp.gov.br.

O curta metragem se afirma ano a ano como um local de experimentação estética e de linguagem dentro da produção de cinema. Muitos dos diretores que realizam seus longas metragens passam diversos anos realizando curtas e forjando, de maneira clara e consistente, a linha estética que seguirão mais tarde. Walter Salles, Fernando Meirelles, Jorge Furtado e outros diretores brasileiros fizeram curtas antes de encontrarem reconhecimento público nos longas. Essa oficina tem como objetivo apontar algumas tendências dos filmes curtos produzidos no Brasil nos últimos 5 anos. O cinema de gênero (terror, fantástico, suspense), os documentários em primeira pessoa, os filmes narrativos e as estéticas experimentais são alguns pontos abordados em exemplos mostrados na íntegra durante a oficina. Serão mostrados filmes feitos em diferentes estados e por diretores iniciantes e outros mais experimentados.

Pedro Maciel Guimarães é professor e pesquisador em História e Estética do Cinema e do Audiovisual. É curador de curtas metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes, da CineOP (Festival de Cinema de Ouro Preto) e do CineBH (Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte). É mestre e doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e pós-doutor pela ECA-USP. Publicou o livro Créer ensemble: la poétique de la collaboration dans le cinéma de Manoel de Oliveira (EUE, Sarrebruck, 2010) e organizou o livro-catálogo Douglas Sirk, o príncipe do melodrama. É autor de textos em todos os volumes das coleções Folha Cine Europeu (2011), Folha Charles Chaplin (2012), Folha Grandes Livros no Cinema (2013) e Folha Grandes Astros do Cinema (2014).

Marina_Nao_Vai_A_Praia_01

Cena de “Marina Não Vai à Praia”, de Cássio Pereira dos Santos, um dos filmes analisados na oficina