Publicado em 16 de agosto de 2017

Itararé pleiteia adesão ao programa estadual ‘Município Verde Azul’

Iniciativa visa recuperação e preservação ambiental

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, iniciou na manhã desta quinta-feira (10) ações para certificação no programa estadual ‘Município Verde Azul’ (PMVA), cujo objetivo é estimular e auxiliar na elaboração e execução de políticas públicas na área de recuperação e preservação ambiental.
Para dar início ao projeto, que concede a certificação através do selo verde azul, a equipe de secretários municipais se reuniu no Teatro Sylvio Machado, onde a Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, ministrou uma capacitação, credenciando-os para a consecução do PMVA.
Na oportunidade foi explanado sobre as dez diretivas norteadoras do projeto: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
A participação de Itararé no programa depende do cumprimento de 100 tarefas de gestão ambiental, segundo explicou o engenheiro ambiental da Prefeitura, Luís Alberto Capelassi. “Já desempenhamos 50% das ações que precisamos para conquistar a certificação. Hoje contamos com aterro sanitário, plantio de mudas nativas, campanhas de reciclagem, entre outras”, exemplifica.
Neste sentido as diretrizes ambientais da atual gestão municipal estão de acordo com as propostas do PMVA, precisando todavia, de acordo ainda com Capelassi, atingir 80% das diretivas do programa.
“A avaliação, se o município está apto ou não a receber o selo verde azul, acontece em outubro e até lá todos os representantes do executivo precisam trabalhar de forma integrada para que o resultado seja positivo”, destaca o engenheiro.
Heliton do Valle está otimista e acredita que de uma maneira geral Itararé está no caminho certo, precisando de pouca coisa para garantir mais este reconhecimento.
“A certificação é muito importante para o desenvolvimento do município, levando em consideração a melhoria na qualidade da saúde da população, e o avanço das atividades turísticas, que hoje despontam como grande alavanca de nossa economia”, observa Heliton.