Publicado em 7 de julho de 2015

Itararé participa do programa Revelando São Paulo

Publicado por Imprensa em em: 7 de julho de 2015 às 17:29

Itararé participará da VIX edição do Festival da Cultura Tradicional – Revelando São Paulo, que acontece entre os dias 8 e 12 de julho no ‘Parque da Cidade Roberto Burle Marx’, em São José dos Campos, Vale do Paraíba.

Itararé será representada pelo artesão Aristides Antônio Almeida, que tem apoio da Prefeitura, através da Coordenadoria de Turismo, que realiza um intenso trabalho de apoio e incentivo ao artesanato local, através de ações de estruturação e divulgação da atividade.

Aristides é um artesão de 45 anos, que nasceu em Itararé e viveu boa parte de sua vida na Vila Osório, e hoje seu ateliê e residência ficam no Cerrado, bairro rural do município.

Trabalhando com artesanato há 19 anos, o artista se emociona ao narrar sua experiência em uma atividade desconhecida para muitas pessoas. A vocação para o trabalho manual sempre se manifestou em sua vida até o momento em que ele resolveu ser mais persistente e passou a acreditar na atividade com mais fervor; Este fato foi marcante para o direcionamento de sua criação artística, que traz forte inclinação para os temas religiosos.

Os materiais usados em sua arte são a palha de milho, sementes, cipós, corante natural e outros elementos, os quais permitem que suas peças se qualifiquem como artesanato puro, ou seja, aquele que traz elementos culturais e materiais que se identificam com o local de origem.

Aristides já recebeu prêmio pela peça ‘Presépio’ e seu trabalho tem reconhecimento internacional. “Eu acredito na força que move meu trabalho e agradeço à São José, padrinho dos artesãos, pelas conquistas da minha família”, declara o artesão.

Segundo o Coordenador de Turismo Edilson Moraes “o artesanato municipal tem recebido a devida atenção e faz parte da promoção do Turismo Cultural, por isso estamos trabalhando na melhoria do espaço da Casa do Artesão e em outras iniciativas que visam fomentar essa atividade”.

Revelando São Paulo

Idealizado pela Abaçai Cultura e Arte, em parceria com o a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Governo do Estado de São Paulo, o programa Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional promove o encontro das mais diversas manifestações culturais do Estado de São Paulo, reunindo artesãos, culinaristas e grupos de cultura tradicional de cerca de 100 municípios de diversas regiões do Estado, contemplando o universo de caipiras, caiçaras, piraquaras, tropeiros, quilombolas e indígenas do Estado.

Durante os cinco dias do evento, o público terá contato com a tradição paulista e conhecer manifestações culturais como: catira, caiapó e cavalhada, cururu, jongo, congada e reiada, recomenda de almas, fandango, Moçambique, batuque e violeiros. A cada dia o Revelando São Paulo traz uma programação deferente e cheia de história das raízes do povo paulista.

O Revelando São Paulo é também uma viagem aos aromas e sabores da rica e deliciosa culinária paulista. Dos doces aos salgados, passando pelas comidas tropeira e caiçara, todas as regiões do Estado estão representadas nos espaços de culinária e rancho tropeiros, com receitas tradicionais guardadas por gerações. Tudo é preparado na hora, seguindo as receitas de família, muitas em fogões a lenha, construídos especialmente para o Festival.

Nos espaços do artesanato, é possível conferir o trabalho de artesãos em palha de milho, folha de bananeira, cipó, madeira, ferro, crochê e bordado, entre outras técnicas e materiais. Os artesãos produzem o material ali, junto ao público, durante os dias do evento. São panos de prato, toalhas, colchas, objetos de decoração, móveis, imagens de Santos e bonecos.

aristides

rev2