Publicado em 11 de maio de 2014

Itararé integra o Festival do Minuto

Pela primeira vez no município, mostra do maior festival de vídeos do mundo será exibida na próxima sexta-feira, dia 16. A entrada é gratuita!

minuto

O Festival do Minuto apresenta anualmente seus melhores vídeos em centenas de instituições culturais. Este ano, as mostras serão realizadas entre os dias 12 e 18 e contam com o que há de mais criativo na produção recente de formato curtíssimo.

As exibições acontecerão em mais de 300 equipamentos culturais de 150 cidades do Brasil. Pela primeira vez em Itararé, a Mostra Melhores Minutos de 2013 será exibida às 20h da próxima sexta-feira, dia 16, no Teatro Municipal Sylvio Machado. A inclusão do município se deu, de acordo com o coordenador municipal de Cultura, graças à parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo: “Com o maior prazer, este ano vamos participar do maior festival de vídeos do mundo através da interlocução com o MIS, que decidiu estender às ações do programa ‘Pontos MIS’ a inclusão do município como ponto de exibição dos curtas”, disse Murilo Cleto.

Ainda de acordo com o coordenador, “os espectadores presentes na mostra terão o prazer de conhecer, no evento, os novos equipamentos conquistados pelo município para a exibição de filmes, como tela, DVD, caixas e mesa de som, adquiridos a custo zero graças ao Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição de Filmes, do Governo do Estado de São Paulo”, concluiu.

A mostra conta com 3 programas: a Mostra Melhores Minutos 2013 (de aproximadamente 40 minutos), a Mostra de Animação (também 40 minutos de duração) e a Mostra Minuteen 2013 (de aproximadamente 15 minutos).

Além das exibições, será premiado o Melhor Minuto de 2013 pela escolha do júri, composto pelos seguintes cineastas e profissionais da área do audiovisual.

Paulo Morelli (Cineasta)
André Sturm (Cineasta e diretor do MIS-SP)
Paulo Sacramento (Cineasta)
Renato Nery (Coordenador de cinema na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo)
Simone Iliescu (Atriz)

O público também poderá escolher seu vídeo preferido a partir do dia 12 de Maio no site do Festival do Minuto. Os melhores vídeos, escolhidos pelo júri e pelo público, receberão o prêmio no valor de R$ 1.000 e o Troféu Minuto.

A ideia é difundir o formato minuto por todo o país e incentivar a produção de videos de curtíssima duração!

Sobre o Festival

O Festival do Minuto foi criado, em 1991, pelo cineasta e curador Marcelo Masagão. A partir do evento brasileiro, outros festivais do gênero foram criados em mais de 50 países. Atualmente é permanente e online, e recebe anualmente milhares vídeos através de seu portal. Seu acervo inclui vídeos de realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro fiel, 360), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios), Tata Amaral (Um céu de estrelas, Antônia, Hoje), Anna Muylaert (Durval Discos, É proibido fumar), entre outros. Na última edição da rede de exibição, os Melhores Minutos de 2012 foram vistos por mais de 40.000 pessoas em mais de 220 equipamentos culturais de 200 cidades brasileiras. Mais informações em: www.festivaldominuto.com.br.

Veja todas as notícias: clique aqui