Publicado em 17 de maio de 2017

Itararé encerra mutirão contra dengue com mais de 14 mil residências visitadas

Ação percorreu os bairros retirando ao todo 149 caminhões de entulho

A Prefeitura de Itararé (SP), através das Secretarias Municipais de Saúde e de Serviços, iniciou no dia 21 de janeiro o mutirão ‘Todos Juntos Contra a Dengue’, uma campanha de limpeza e conscientização contra o mosquito aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
A ação aconteceu aos sábados, movimentando 594 funcionários públicos até o último dia 29 de abril, quando as atividades foram encerradas. Ao todo 14.343 residências foram visitadas, de onde foram retirados 149 caminhões carregados com entulhos.
A secretária municipal de Saúde, Ana Maria de Souza, ressalta que o mutirão foi uma benfeitoria com objetivo de desafogar as casas e terrenos, mas que a limpeza tem que ser mantida. “É importante que as pessoas tenham a consciência de que não podem acumular entulhos no quintal de casa, pois o mínimo de água acumulada é um possível criadouro do mosquito, que pode ocasionar a morte”.
O prefeito Heliton do Valle acompanhou de perto o trabalho no mutirão. “As pessoas estão mais conscientes dos perigos que o aedes aegypti traz com ele, percebi isto durante minhas visitas em algumas casas; mas já conversei com minha equipe e iremos intensificar a fiscalização através dos nossos agentes de vetores para que Itararé fique livre desta praga”.
Ana Maria agradece o empenho da Vigilância Epidemiológica, enaltecendo o trabalho coordenado pela diretora da pasta, Gislene Fátima de Oliveira e toda sua equipe, assim como os funcionários da Secretaria de Serviços Municipais.
De acordo com a Vigilância, Itararé foi um dos poucos municípios da região que não registrou casos de dengue, zika e chikungunya este ano.