Publicado em 16 de janeiro de 2017

Heliton do Valle reúne equipe para definir ações de controle contra a dengue em Itararé, SP

Mutirão de Limpeza em todo o município será uma das ações em combate o Aedes aegypti

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, reuniu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (13) sua equipe de trabalho para planejar e definir as ações de combate à dengue no município. As estratégias envolverão mutirão de limpeza e uma intensa campanha educativa dentro das escolas além de programas sociais.

Heliton destacou que o combate ao mosquito Aedes aegypti exige mobilização do poder público e da população. “Colocaremos à disposição toda mão de obra, equipamentos e veículos necessários para eliminação dos criadouros do mosquito, mas vamos precisar de uma contrapartida da comunidade colaborando com a limpeza e prevenção”.

A secretária municipal de Saúde, Ana Maria de Souza, juntamente com a equipe da Vigilância Epidemiológica apresentaram os dados da evolução do número de casos da doença e criadouros dos últimos quatro anos.

“Em 2015 registramos 30 casos clássicos de dengue e em 2016 apenas quatro confirmados. Isto é resultado de um trabalho intenso da equipe de Saúde, mas também do esforço da população que tem se demonstrado preocupada. A dengue é a doença que mais nos aproxima da morte hoje, e o controle dela depende muito mais de cada um cuidar da sua casa, do que do poder público”, explica.

A diretora da Vigilância, Gislene Fátima de Oliveira, ressaltou que a situação por enquanto está sob controle, mas que conforme estudos dos últimos anos, o risco maior de epidemia é entre os meses de janeiro a abril, pois é quando o período de chuva é mais intenso, podendo acumular água em recipientes e aumentar, desta forma, o risco da formação de criadouros. “É preciso que a cidade se conscientize que limpeza é todo dia, é o ano todo e que nesta época tem que ser redobrada, pois as doenças que o Aedes aegypti transmite, mata”.

Ao final da reunião os secretários definiram as ações de cada Secretaria para a realização do mutirão de limpeza, que terá um cronograma divulgado previamente nos veículos de comunicação.

dengue organização