Ação resultou na apreensão de R$55 mil e prisão de 14 pessoas

Publicado em 17 de fevereiro de 2021

GCM de Itararé (SP) participa de Operação Top Down em Piraju (SP) e Chavantes (SP)

Força tarefa cumpriu 13 mandados de prisão e mais três foram presos em flagrante por tráfico de drogas

A Guarda Civil Municipal de Itararé (SP) participou, na última sexta-feira (12), da Operação Top Down, desencadeada pela Polícia Civil, nos municípios de Piraju (SP) e Chavantes (SP).

A ação foi realizada com a finalidade de cumprir ordens judiciais relacionadas a inquéritos que apuram uma organização criminosa com atuação no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro.

De acordo com a investigação, iniciada em 2019, o grupo tem suas atividades em Piraju, mas possui também ramificações nas cidades de Ponta Porã (MS) e Dourados (MS), onde estão parte dos fornecedores dos entorpecentes.

Na região, a organização é responsável pelo abastecimento do mercado de drogas em Piraju (SP), Cerqueira César (SP), Fartura (SP), Manduri (SP), Sarutaiá (SP), dentre outras cidades.

Além da distribuição de entorpecentes, foi identificado também significativas movimentações bancárias, que envolviam, pelo menos, 30 pessoas no processo de negociação e lavagem de dinheiro.

A GCM de Itararé (SP) participou do cumprimento dos mandatos de prisão e buscas domiciliares que aconteceram na sexta, junto com, aproximadamente, outras 40 viaturas e 100 policiais.

A força tarefa reuniu policiais civis das Seccionais de Avaré (SP), Botucatu (SP), Itapeva (SP), Ourinhos (SP), além da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). Para a localização dos entorpecentes, participaram também os cães farejadores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A ação resultou no cumprimento de 13 mandatos de prisão e um menor apreendido. Foram apreendidos ainda mais de meio quilo de entorpecentes e R$55 mil, além de vários aparelhos celulares, equipamentos de informática, cartões bancários, objetos utilizados para preparação de drogas e documentações que indicam a atividade ilegal dos criminosos. Três pessoas foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas.

Os 13 presos foram recolhidos nas Cadeias Públicas da região, onde devem cumprir a prisão temporária. Os autuados em flagrante serão submetidos à audiência de custódia e o menor foi encaminhado à Promotoria de Infancia e Juventude.

Combate ao tráfico de drogas – A GCM de Itararé tem atuado intensamente no combate ao uso e tráfico de drogas. Em casos de suspeita de irregularidades, acione os guardas, através dos telefones 153 ou 199. As ligações são gratuitas.