Iniciativa promove a inclusão e a humanização dos serviços prestados à comunidade

Publicado em 17 de novembro de 2021

GCM de Itararé (SP) é a primeira corporação da região capacitada para atendimento em Libras

As aulas foram ministradas pelo professor Joaquim José dos Santos

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) realizou, nesta terça-feira (16), a formatura da primeira turma do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A formação, inédita entre as corporações da região, contribui com o processo de humanização dos atendimentos prestados à comunidade, garantindo o princípio da inclusão nas ações realizadas no município.

A formatura aconteceu nesta terça-feira (16), na base da GCM

Participaram do curso as equipes de Trânsito, Canil, Patrulha Maria da Penha, Grupamento Especializado na Proteção Ambiental e Rural (GEPAR), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Centro de Operações de Inteligência (COI), equipe do patrulhamento de área e Administrativo.

Conforme o comandante da corporação, Alisson Rivéli, 22 agentes participaram das aulas, que aconteceram de 08 a 16 de novembro, na sede da GCM, ministradas pelo professor Joaquim José dos Santos.

Segundo ele, a formação foi significativa para a preparação dos colaboradores. “Com o curso, agora temos uma equipe preparada para atender as pessoas com deficiência auditiva da nossa cidade de forma assertiva e eficiente”, complementa.

O curso teve duração de uma semana, com a participação de 22 agentes da GCM

Para o prefeito, Heliton do Valle, a formatura é um marco a ser comemorado. “A inclusão é uma das políticas públicas norteadoras da nossa gestão, por isso, a formação dos agentes para a comunicação com a comunidade surda é mais um importante passo no cuidado pelo bem comum”, complementa.

Saiba mais – A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua de modalidade gestual-visual, isto é, onde a comunicação é estabelecida através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, instituída pela Lei nº 10.436. Importante ferramenta de inclusão social, a Libras é amplamente utilizada na comunicação com pessoas com deficiência auditiva.

A iniciativa garante o princípio da inclusão nas ações realizadas pela GCM