Publicado em 28 de novembro de 2013

FACESP apresenta ‘Portal Empresa Simples’

facesp

_ETO5604-Editar

Secretário participa de congresso e tem visão otimista para o pequeno empresário itarareense

O secretário de Indústria, Comércio e Empreendedorismo de Itararé e também membro da Associação Comercial de Itararé, Dirceu Vieira, esteve no último dia 19, em Campinas, para participar do 14º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP). O evento contou com as participações da presidente da República, Dilma Rousseff; do ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos; do presidente da FACESP, Rogério Amato; do presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Alencar Burti; além de presidentes de associações comerciais de todo o estado de São Paulo.

A presidente Dilma participou da cerimônia de criação do Portal Empresa Simples, que vai acelerar os processos de abertura, licenciamento e fechamento de micros e pequenas empresas, diminuindo a burocracia.

O portal foi criado por uma parceria da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) do governo federal. A expectativa é que o portal atenda pelo menos a 8 milhões de micro e pequenos empresários e também microempresários individuais.

Dilma Rousseff ressaltou a necessidade de criação de mecanismos que fortaleçam os empreendimentos no país. “O Brasil precisa de empreendedores fortes. Pequeno grande negócio, pequeno forte negócio”, disse a presidenta. Ela avaliou a nova realidade brasileira positivamente, e acredita na possibilidade de se criar um grande mercado para o consumo em massa.

Qualquer empresa, independentemente do porte, conseguirá iniciar suas atividades em até cinco dias utilizando o portal. Pela ferramenta, o empresariado poderá receber da prefeitura permissão para exercer suas atividades no endereço indicado, além de poder obter o registro na Junta Comercial e de se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Segundo o ministro da SMEP, Guilherme Afif Domingos, o portal, com orçamento inicial de R$ 30 milhões, deverá funcionar plenamente em até um ano, ainda na gestão de Dilma. O Empresa Simples ainda contará com um “ponto de encontro” eletrônico para aproximar compradores e fornecedores.

“Esse evento foi importante, pois há inúmeras novidades que poderão ser implantadas no município, como Portal Empresa Simples, que beneficiará também os pequenos empresários”, finalizou o secretário Dirceu Vieira.

Assessoria de Imprensa da P.M.I e Agência Brasil