Publicado em 13 de janeiro de 2014

Exposição do fotógrafo Claro Jansson estará no Paço Municipal a partir da próxima segunda-feira

Edição de janeiro do programa “Nossos Artistas” permanece até o dia 31

get1

Não há quem não conheça a famosa imagem de Getúlio Vargas desembarcando na estação ferroviária de Itararé em plena efervescência revolucionária de 1930. Esta e outras dezenas de fotografias do município, entre 1928 e 1948, estarão à disposição do público para visitação no saguão do Paço Municipal, a partir da próxima segunda-feira, dia 20.

Radicado no Brasil aos 14 anos, o sueco Claro Jansson tornou-se fotógrafo oficial da madeireira norte-americana Cia. Lumber pouco depois da Primeira Guerra Mundial. Fotografou a Guerra do Contestado e o Movimento Tenentista antes de se estabelecer em Itararé. Morreu aos 77 anos em Curitiba/PR.

Em 2003, Claro Jansson teve biografia lançada pela editora Dialeto. Na ocasião, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo dedicou 2 meses da sua programação para expor parte da obra do fotógrafo.

Entre as imagens da exposição selecionadas para a edição de janeiro da série “Nossos Artistas”, estão batalhões presentes no município durante as expedições  revolucionárias de 1930 e 1932, além do cotidiano pacato nas ruas São Pedro e XV e praças Francisco Alves Negrão e Coronel Jordão.

O objetivo da série de exposições “Nossos Artistas” é valorizar a produção local tornando acessível à população parte do rico acervo do município. Já estiveram expostas obras de Jorge Chueri, Zunir de Andrade, Mário Klocker, Luiz Carlos Colturato, Maria Lourdes Benedito Moreira e diversos outros artistas de Itararé.

A visitação é aberta ao público das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Paço Municipal fica na Rua XV de Novembro, 83. Mais informações pelo telefone (15) 3532-8000 r. 8076 ou 8077, pelo e-mailcultura@itarare.sp.gov.br e através das páginas da Coordenadoria de Cultura nas redes sociais.

Facebook: on.fb.me/10EBwKq

Twitter: http://twitter.com/CulturaItarare