Ação é desenvolvida na Horta Municipal a partir de resíduos de poda

Publicado em 30 de setembro de 2019

Em Itararé (SP), projeto modelo de compostagem auxilia na produção de mais de 30 mil mudas de árvores

Só em 2019, foram compostadas, aproximadamente, 30 toneladas de resíduos de poda de árvore

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, vem desenvolvendo um projeto modelo de compostagem na Horta Municipal.

De acordo com o coordenador municipal de Meio Ambiente, Luís Capelassi, o projeto é de extrema importância, pois o material resultante do processo é utilizado como fertilizante para as mudas produzidas no viveiro do local.

Segundo ele, só em 2019, foram compostadas, aproximadamente, 30 toneladas de resíduos de poda de árvore no local. “Esse fertilizante obtido a partir da compostagem fornece boa parte dos nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. Com o produto final, pudemos produzir cerca de 30 mil mudas”, destaca.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a ação reforça um dos principais motes da gestão: fazer mais com menos. “Aproveitar aquilo que seria descartado gera não somente economia aos cofres públicos como preservar nossos recursos naturais. É fundamental que possamos aplicar esse conceito em nossas vidas e garantir o desenvolvimento sustentável de nossa Itararé”, enfatiza.

Compostagem – A compostagem é um processo biológico natural onde micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.

Conforme Capelassi, a ação pode ser considerada como uma espécie de ‘reciclagem’ do resíduo orgânico. “Além do reaproveitamento do material que seria considerado lixo, a compostagem ainda produz aquele que é o melhor adubo e condicionador de solo, o que permite uma grande melhora na conservação e recuperação dele e, por consequência, resulta numa maior produtividade”, finaliza.