Publicado em 6 de novembro de 2017

Em Itararé (SP), ‘Dia Nacional da Língua Portuguesa’ é celebrado junto ao ‘Projeto Identidade e Cidadania’

Atividade trabalha ensino de maneira integrada

Ao todo nove países que adotam o português como idioma oficial

Neste domingo (05), comemorou-se o ‘Dia Nacional da Língua Portuguesa’. A data, instituída no Brasil em 2006, homenageia o escritor e político Ruy Barbosa considerado um grande estudioso da língua.

Em Itararé (SP), o dia é comemorado e trabalhado nas escolas municipais junto ao ‘Projeto Identidade e Cidadania’ desenvolvido com educandos do 6º ao 9º ano.

Segundo a secretária municipal de Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, a atividade tem, dentre outros objetivos, reforçar a importância do estudo oral e gramatical do idioma que, atualmente, é o quinto mais falado do planeta. “Ele expressa a cultura e a identidade de um povo, por isso é fundamental enaltecer a data”, comenta.

Conforme ela, o idioma Português chegou ao Brasil durante o período da colonização e se misturou com as palavras dos dialetos indígenas e africanos. “Este dia coloca em evidência a importância do ensino integrado e de projetos como esse, que trabalham em prol da nossa cultura”, complementa a secretária.