Prefeitura de Itararé

Adeptos se dividem entre a prática por entretenimento e em competições

Publicado em 20 de agosto de 2019


Em Itararé (SP), ciclismo tem conquistado o coração dos servidores municipais

Fabiano pedala de 3 a 4 vezes por semana

‘Faz bem para o corpo e faz bem para a mente’. Essa é a frase que muitos ciclistas utilizam para justificar o hábito de pedalar com frequência. 

Em Itararé (SP), a prática tem crescido cada vez mais e conquistado muitos adeptos. Entre eles, os servidores da Prefeitura. 

No ano passado, a instituição contou a história de amor entre o agente de tráfego Fernando dos Santos Almeida e o esporte. Desta vez, quem vem trazer inspiração e motivação é o supervisor de informática, Fabiano Iszczuk Almeida. O servidor, que pedala por diversão, conta que pratica o esporte desde criança e aos 14 anos já gostava de percorrer caminhos e trilhas mais longas. “Isso facilitou minha vida quando consegui meu primeiro emprego. Levava documentos, fazia cobranças para uma empresa percorrendo a cidade toda. Passava o dia para cima e para baixo pedalando. Com o dinheiro desse trabalho comprei minha primeira bicicleta, que tenho até hoje”, conta.  

A correria do dia a dia fez com que o supervisor deixasse de lado por alguns anos sua fiel escudeira, mas há sete anos o ciclismo voltou a fazer parte da vida dele.

Segundo ele, hoje, através do ciclismo pode recuperar o equilíbrio. “É algo que me traz paz, que me conecta com Deus e com a natureza. Nossa cidade tem lindas paisagens, é preciso parar e contemplar”, conta com os olhos brilhando. 

Além das mudanças de melhoria mental, o físico também mudou. Durante o tempo em que abandonou a modalidade esportiva o servidor ganhou peso e o retorno ao pedal trouxe mais qualidade de vida. “Saio pedalar de 3 a 4 vezes por semana. Minha mulher e meu filho me apoiam e este é o maior incentivo que tenho para aproveitar o cicloturismo que Itararé nos proporciona”, explica.

O funcionário sugere diversos pontos, a serem percorridos por aqui. “Barreira e Centro de Eventos são ideais para quem está começando, as praças São Pedro e Matriz também, além de serem espaços em que as crianças podem ser levadas para aprender. Aos que já estão em um nível intermediário ou avançado as sugestões são o Morro Chato, trilhas para as diversas cachoeiras que a cidade tem e a Zona Rural”, expõe. 

“Adoro os desafios das estradas de terra. Nossa zona rural é muito acolhedora, sempre há uma boa pessoa para te dar água e oferecer comida”, acrescenta.

E é pelas estradas de terra que Fabiano e alguns amigos praticam também a cicloviagem. O grupo já saiu de Itararé com destino a Morretes (PR), Ribeirão Claro (PR) e Ilha Comprida (SP), viagens cheias de aventuras e histórias.

Todos deveriam experimentar a sensação de liberdade que é estar em cima de uma bicicleta, sentir o vento no rosto e esquecer dos problemas. “O ciclismo tornou-se mais que essencial em minha vida, é algo especial, que faz parte de quem eu sou”, conta. 

O chefe do executivo, Heliton do Valle, que em diversas oportunidades utiliza a bicicleta como forma de transporte para ir a Prefeitura comenta que “começar o dia com essa sensação de liberdade é uma maravilha. O dia parece começar mais animado, gosto muito de pedalar e espero que a história do Fabiano seja um incentivo a outros servidores e a população em geral, para começarem a pedalar”, finaliza. 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados