Publicado em 27 de abril de 2017

Educadores do ensino fundamental participam de formação

Encontro abordou o teme Circulando pela Cidade

Os educadores do ensino fundamental da rede municipal de Itararé (SP) participaram de mais uma etapa do Programa Educação Viária é Vital. A ação faz parte de uma formação oferecida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Mafre.
Participaram do encontro professores, coordenadores, assessores técnicos pedagógicos, a supervisora de ensino e responsável pelo curso no município, Ana Rosa Pereira Gil; a diretora geral de Escolas, Ana Maria Ferreira e a secretária municipal da Educação, Jussara Merege.
Na oportunidade, a fim de fortalecer a parceria, Jussara aproveitou para buscar junto ao professor da fundação, Luciano Germano, mais formações aos professores de Itararé.
Programa Educação Viária é Vital – O Programa tem duração de três anos, sendo este o terceiro e divide-se em três etapas temáticas: Circulando pela Escola, Circulando pelo Bairro e Circulando pela Cidade. Cada um é trabalhado durante um ano, privilegiam o conceito de convivência nos espaços públicos e favorece a adoção de hábitos e atitudes seguras nos espaços da escola, comunidade e município. Além de proporcionar aos participantes formação com certificado, o Programa propicia, através dos projetos a serem desenvolvidos nas escolas, uma ampla pesquisa. Ainda trata de forma especial a Educação para o trânsito, com objetivo de reduzir os elevados índices de acidentes de trânsito. Por fim, ressalta a necessidade de repensar a maneira como as pessoas se relacionam nos espaços públicos, para criar um ambiente menos violento, com um trânsito mais humano, respeitoso e solidário.