Cerimônia de abertura aconteceu na sexta-feira (28)

Publicado em 2 de julho de 2019

Educação de Itararé (SP) dá início ao curso ‘BNCC – Educação é a base’

O curso, que é totalmente gratuito, terá duração de 30 horas divididas em seis encontros entre os meses de junho a novembro

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na sexta-feira (28), a cerimônia de abertura do curso de capacitação ‘Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Educação é a base’.

Realizada no Teatro Municipal Sylvio Machado, com o tema ‘As 10 Competências Gerais da BNCC’, a formação reuniu cerca de 160 professores da Rede Municipal de Ensino.

A frente do evento, as supervisoras Raquel Borges e Luciana Becker abordaram, respectivamente, sobre ‘A estrutura do documento BNCC e a importância dele como norteador do currículo, que deverá estar presente nas salas de aula a partir de 2020’ e ‘A Formação de professores no contexto da BNCC e as 10 Competências Gerais que embasam todo documento e devem ser desenvolvidas nos alunos durante toda escolaridade básica’.

Conforme Luciana, para que os professores desenvolvam as competências nos alunos, precisam desenvolvê-las em si. “Essa é uma das propostas da BNCC para um ensino de qualidade”, detalha.

De acordo com a secretária da Pasta, Ana Maria F. S. Oliveira, o curso, que é totalmente gratuito, terá duração de 30 horas divididas em seis encontros entre os meses de junho a novembro. “Serão trabalhados vídeos e leituras, além de atividades para que os participantes, de maneira autônoma, consigam avaliar o aprendizado”, conta.

BNCC – Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/96, a Base Nacional Comum Curricular é um documento que regulamenta e estabelece conhecimentos, competências e habilidades essenciais a serem trabalhadas desde a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.