Publicado em 13 de junho de 2018

Dia do Turista: Ações da gestão Heliton do Valle atraem, cada vez mais, atenção de visitantes de todo o país a Itararé (SP)

Classificada como MIT, a cidade tem realizado melhorias na infraestrutura turística

Uma das melhorias, realizada por meio do Ministério do Turismo, é a reforma da praça Adhemar de Barros

Localizada em uma região privilegiada por recursos e belezas naturais, a cidade de Itararé (SP) é, cada vez mais, o destino escolhido por viajantes que procuram aventura e contato com a natureza. Seja para passar o fim de semana, curtir as férias ou aproveitar um feriado prolongado diferente, inúmeros turistas têm arrumado as malas nos últimos tempos e pego a estrada a fim de desbravar a região. Foi assim que Jonas Freddi e Geiciele Menezes conheceram e se apaixonaram pela cidade.

Moradores da cidade de São José do Rio Preto (SP), o casal, junto a mais dois amigos, esteve em Itararé durante os dias 27 a 29 de abril de 2018. “Sempre viajamos para cidades do interior de Minas, para contemplar as cachoeiras e as montanhas. Um dia, durante uma busca na internet em sites especializados sobre trilhas, encontramos alguns depoimentos sobre visitas a cidade e imediatamente a definimos como próximo destino”, explica Jonas.

Durante a estadia, os visitantes contemplaram as belezas da região, além de usufruir da hospitalidade do povo itarareense.“Fomos agraciados com a vista dos cânions, nos deliciamos com as águas de cachoeiras e piscinas naturais tão claras como a própria água em sua essência! Além de finalizarmos um dia com o magnífico panorama do pôr do sol!”, detalha. “O pessoal da cidade nos recebeu muito bem, todos muito educados e animados, nos sentimos muito acolhidos”, completa.

Para o casal, a visita foi inesquecível e eles planejam voltar muito em breve. “Em setembro, iremos em uma turma de 10 pessoas! Entusiasmo é a palavra que define nosso estado em relação a essa próxima viagem. Nos sentimos afortunados por viver dias tão lindos nessa cidade!”, destaca.

De acordo com eles, Itararé tem um ar puro e um visual romântico, tem uma inspiração latente que faz até o mais urbano dos paulistas questionar-se sobre viver em comunhão com o meio ambiente num município onde a cultura e a natureza convivem e andam de mãos dadas.

Turismo em Itararé – Classificado como Município de Interesse Turístico (MIT) em 10 de abril de 2018 por meio do projeto de Lei 409, Itararé tem cada vez mais, se destacado no meio.

A conquista, fruto de muito trabalho da gestão Heliton do Valle, possibilitará melhoria na infraestrutura voltada ao turismo. “Através da verba de R$ 650 mil ao ano, poderemos realizar melhorias e novas implantações voltadas a infraestruturas para os visitantes da cidade”, destaca o coordenador municipal de Turismo, Edilson Moraes.

Segundo ele, uma das melhorias, realizada por meio do Ministério do Turismo, é a reforma da praça Adhemar de Barros, obra essa que já está em andamento. “Também conhecida como a praça da Caixa d’água, a praça Adhemar de Barros se localiza num ponto estratégico da cidade. A reforma do local inclui a construção de um Centro de Apoio ao Turista, reforma da Casa do Artesão, reforma dos banheiros e remodelagem dos jardins”, detalha.

Conforme o secretário, a praça atenderá aos turistas, visitantes e também a população de Itararé, que terá uma nova área de convivência, com uma estrutura moderna que atenderá as demandas dos guias turísticos e artesãos.

“A previsão de aumento do número de visitantes estimulará o comércio local e a geração de renda e empregos. E, além disso, a praça será um bonito cartão-postal para o município”, acrescenta Edilson.

Para o prefeito, incentivar a atividade turística no município é muito importante, pois ajuda a movimentar a economia da cidade e a preservação do meio ambiente. “Temos trabalhado para conseguir uma infraestrutura cada vez mais adequada e melhor para receber os visitantes. Hoje, no Dia do Turista, homenageamos e agradecemos aqueles que vêm de todos os lugares para conhecer nossa querida Itararé”, finaliza.