Publicado em 14 de fevereiro de 2018

Cultura arrecada mais de 300 livros durante ‘Intercâmbio de Livros’ de Itararé (SP)

Projeto, criado pela professora Valdirene Venancio, tem como objetivo resgatar obras e leitores

O trabalho se desenvolve principalmente através de doações feitas pela comunidade

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Cultura, arrecadou na última quarta-feira (07) mais de 300 obras literárias durante o ‘Intercâmbio de Livros’ realizado no município na praça Francisco Alves Negrão (praça São Pedro).

O projeto, criado e administrado pela professora Valdirene Venancio, começou há 12 anos e tem por objetivo não deixar os livros irem à reciclagem antes de beneficiarem o máximo de pessoas possível.

Segundo a professora, o trabalho se desenvolve principalmente através de doações feitas pela comunidade. Após receber uma doação, é realizada uma triagem para selecionar cada material. “Eu avalio se o livro está em condições de ser passado adiante, se não está tão desatualizado. Ás vezes chegam livros já podres ou muito danificados. Esses são destinados a reciclagem”, conta.

Nos eventos promovidos pelo projeto, um livro deve ser doado para que se possa retirar outro, mantendo assim o fluxo de obras no acervo. Além disso, são realizadas doações frequentes de revistas, livros e enciclopédias para escolas e professores do município.

De acordo com ela, a ideia do projeto começou a florescer ainda durante sua infância, quando o acesso à leitura era difícil. “Eu, por exemplo, quando criança, não tive a oportunidade de ter tantos livros assim e nem de ir até uma biblioteca. Eu acho muito importante espalhar livros para crianças carentes, para pessoas que não tem condições de comprar. O Intercâmbio, além de resgatar livros, resgata leitores”, explica.

“O Intercâmbio busca ainda conectar livros a pessoas que precisem deles. É um incentivo para a leitura e ao estudo. Um livro guardado não está desempenhando seu papel. Eu acredito que os livros devem ter liberdade”, completa.

Saiba mais – Os eventos de troca estão previstos para serem realizados mensalmente na praça São Pedro. As doações para o projeto podem também serem feitas na Biblioteca Municipal de Itararé, localizada a rua XV de Novembro, 69, centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas através da página do Intercâmbio de Livros no Facebook, disponível em https://goo.gl/qN8hca.

O projeto criado e administrado pela professora Valdirene Venancio começou há 12 anos