Publicado em 9 de março de 2016

Coordenadoria Municipal de Esportes: Nota de Esclarecimento

Publicado em: 9 de março de 2016 às 9:42

A Prefeitura Municipal De Itararé, através de sua Coordenadoria De Esportes informa a quem é de interesse os motivos da não participação nas Copas Tv Tem e Record De Futsal no ano de 2016.

Vários fatores somaram para que esta decisão fosse tomada pela Administração Municipal.

A Coordenação De Esporte explica cada uma delas e acrescenta as ações que foram tomadas para atender a clientela dessa importante modalidade esportiva de nosso município.

O primeiro empecilho é de ordem estrutural; pois infelizmente o “palco” das Copas – o Ginásio Antonio Pelissari, foi alvo de bandidos onde toda a fiação elétrica foi furtada. Portanto houve a necessidade de investimentos com intuito de melhorar a segurança do local e a segunda etapa é a de instalação de nova rede elétrica. Os custos desses procedimentos são altos e acabam de alguma forma atrapalhando o transcorrer dos trabalhos dessa Coordenadoria; pois as verbas que poderiam ser aplicadas no esporte em si são destinadas a melhorias e reposição de itens nos espaços públicos.

Outro fator importante que foi levado em consideração é a questão que acerca toda a sociedade, ou seja, a crise. Tanto que as secretarias e coordenadorias estão seguindo o Decreto Nº 40, de 04 de março de 2016, que estabelece diretrizes e providências para a redução e otimização das despesas de custeio no âmbito do Poder Executivo.

Com esse quadro a responsabilidade com o orçamento público aumenta. Os anos anteriores mostram que cidades como Taquarivaí, Itapeva e Capão Bonito investem pesado na contratação de equipes inteiras profissionais – tornando assim injusta a competição para cidade como a nossa que tem a visão de evidenciar os atletas de nosso município, somando somente algumas peças ao elenco com o intuito de aumentar a qualidade técnica da equipe. E mesmo com essa linha de trabalho foi instaurada uma Comissão Especial De Inquérito (CEI), visando averiguar os gastos nos Jogos Regionais de Jundiaí em 2015.

O terceiro motivo é de ordem técnica; onde a cidade de Itararé possui vários atletas com um bom nível técnico que através de seu merecimento já adquiriram uma situação de “receber” pelo serviço de atleta (mesmo que amador), vale ressaltar que em 2014 estes atletas representaram Itararé – não gerando custos. Hoje a Coordenadoria De Esportes não tem condições de auxiliar os atletas na questão individual.

Já na edição de 2015 o representante foi a equipe juvenil masculina, que através dos resultados se mostrou um tanto que imatura para a competição. Somando a decisão do técnico Danilo Rafael Pimentel Bozoky de priorizar os Jogos Da Juventude; pois nos Jogos Regionais de Jundiaí a equipe de Itararé esteve presente com somente seis atletas no masculino, colocando em risco o trabalho do mesmo e o nome da cidade.

A Coordenação recebeu os representantes das equipes masculina e feminina que tinham interesse de participação no evento e foi exposto o quadro.

Esses motivos somados, fizeram com que a Administração tome a decisão de não participar desses eventos.

Porém entendendo que a modalidade merece uma atenção dentro das atividades a Coordenadoria informa que:

– A Prefeitura oferece gratuitamente aulas de futsal nos Ginásios Euclides Figueiredo e Lauro Loureiro. As aulas são ministradas pelo instrutor Maurício Gomes Pinheiro.

– A Prefeitura oferece gratuitamente treinamentos específicos aos atletas da equipe juvenil.

– A Prefeitura mantém vínculo com o Projeto De Desenvolvimento Esportivo e Social liderado pelos professores Hélcio Célio Martins e João Verginio Machado Fernandes. São cedidos o espaço público e materiais esportivos.

– A Prefeitura mantém vínculo com o Projeto ARCI Futsal.

– Para a clientela adulta será realizada os Jogos Olímpicos De Itararé, no masculino e feminino.

– Para a clientela juvenil será oportunizada a participação nos Jogos Abertos Da Juventude.

– Para a clientela das crianças e jovens será realizado o tradicional Campeonato Municipal De Futsal nas categorias menores.

– A Prefeitura oferece gratuitamente os espaços do Ginásio Euclides Figueiredo, Antonio Pelissari e Lauro Loureiro para a prática da modalidade, onde cerca de 30 grupos praticam o futsal de forma recreativa.

– Quanto aos Jogos Regionais a Administração não vai emitir nenhum parecer enquanto tiver rolando a CEI. A Administração espera o resultado da apuração realizado pela Comissão.

Portanto dentro do cenário técnico, estrutural e financeiro as medidas foram tomadas; porém a modalidade não fica desamparada quanto a participação e realização de eventos.

Espero ter esclarecido a quem tiver interesse e nos colocamos a disposição para eventuais dúvidas.

Denis Galvão Ribeiro

Coordenador De Esportes