Publicado em 24 de outubro de 2014

Coordenadoria de Turismo e ETEC de Itararé são parceiras em projeto social

Publicado em: 24 de outubro de 2014 às 8:20

Parque Ecológico da Barreira é tema de projeto em exposição na Feira de Tecnologia de São Paulo, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro na Expo Barra Funda em São Paulo.

O Centro Paula Souza – ETEC – de Itararé se inscreveu na categoria Projeto Social e desenvolveu o Projeto Inter-Ação Ecológica na Barreira com as turmas do 1º ano Etim Jurídico e Administração, com a supervisão das professoras Rita e Michele Oliveira.

A parceria da ETEC com a Coordenadoria de Turismo aconteceu na fase de construção do projeto e foi desenvolvida em dois momentos. O primeiro foi através de palestra nas dependências da escola, onde a equipe do Turismo, representada por funcionários da Coordenadoria de Turismo, que apresentaram os marcos históricos do local, entre eles a Revolução de 32, o Tropeirismo, a Estrada de Ferro e a Santa da Barreira. O tema fauna e flora também foi apresentado, assim como importância do Turismo na economia do município.

No segundo momento, os alunos visitaram o Parque da Barreira, onde se divertiram com a recreação de empinar pipas, que foram confeccionadas por eles mesmos e caminharam nas trilhas do parque, conhecendo os pontos históricos do local.

Na segunda fase do projeto, esse conhecimento adquirido pelos alunos foi compartilhado com as entidades da Apae, Educandário e Asilo São Vicente de Paulo, e também foram feitas entrevistas com escritores e artistas locais sobre a importância da Barreira.

Segundo o Coordenador de Turismo, “essas parcerias são muito importantes, é a história de Itararé sendo apresentada de uma maneira inovadora, ao mesmo tempo em que nossos jovens adquirem mais conhecimento sobre a formação do município, nossos cidadãos mais experientes relembram com saudades de momentos que marcaram época e ficarão na memória dos cidadãos itarareenses”, disse.

SAMSUNG CAMERA PICTURES