Publicado em 1 de outubro de 2014

Coordenadoria de Cultura abre inscrições para Oficina de Fotografia com professor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Publicado em: 1 de outubro de 2014 às 10:00

Em “Fotografar Para Contar”, Fernando Schmitt oferece uma introdução à fotografia e um desafio para realização de pequenas histórias. São 20 vagas para interessados a partir de 14 anos. As inscrições são gratuitas!

oficina

Dia 14, terça-feira, acontece a oficina “Fotografar Para Contar” no Teatro Municipal Sylvio Machado, através do programa “Pontos MIS”, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itararé e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. São 20 vagas disponíveis e as inscrições já estão abertas na Coordenadoria de Cultura!

A oficina visa oferecer uma introdução à fotografia, pensando-a como linguagem expressiva aplicada ao ato de contar histórias. A partir do conhecimento básico do funcionamento de uma câmera e dos elementos básicos de linguagem envolvidos no ato fotográfico, os alunos serão desafiados a roteirizar e fotografar pequenas histórias finalizando-as como pequenos ensaios, fotonovelas, story boards ou vídeos stop motion.

Fernando Schmitt é fotógrafo e professor do ensino superior. Natural de Porto Alegre, está radicado em São Paulo desde o início de 2010. Graduado em jornalismo pela UFRGS em 1994 e Mestre em Comunicação pela PUCRS em 1999. Ensinou fotografia na Faculdade Panamericana de Arte e Design/SP, UNISINOS, PUCRS, UFRGS e ESPM-RS. Sua Instalação Sobre Vagalumes e Alvenarias fez parte da programação da IV Mostra São Paulo de Fotografia, 2013. Teve seu trabalho selecionado no III Prémio Diário Contemporâneo de Fotografia – Memórias da Imagem, Belém do Pará, 2012. Participou do VII Paraty em Foco em 2011 com a instalação Coisas Vazias e mostrou o trabalho 17 Dinheiros no IV Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre em 2010. Faz parte do grupo de fotógrafos gaúchos Baita Profissional, para o qual realizou a curadoria das exposições 19 Individuais e Conexões possíveis, incontáveis desdobramentos e um encadeamento sem fim, exibidas na Usina do Gasômetro em 2011 e no Canela Foto Workshops em 2012. Possui trabalhos nas coleções e acervos particulares do Museu de Arte Contemporânea RS, Joaquim Paiva, Rubens Fernandes Jr. e Orlando Azevedo.

As inscrições são gratuitas para maiores de 14 anos e podem ser realizadas na Coordenadoria Municipal de Cultura, que fica na rua XV de Novembro, 69. Mais informações pelo telefone (15) 3532-8000 r. 8076 ou pelo e-mail cultura@itarare.sp.gov.br.

Facebook: http://facebook.com/CulturaItarare
Twitter: http://twitter.com/CulturaItarare