Publicado em 11 de abril de 2014

Confira a programação do Circuito Sesc de Artes em Itararé!

A partir das 16h do dia 27, na Praça São Pedro, o Circuito Sesc de Artes vai ocupar a Praça São Pedro com uma programação mais do que especial. Todas as atividades são gratuitas e com classificação etária livre. Destaque para a homenagem da baiana Mariene de Castro para a cantora Clara Nunes. Confira!

trixmix

A partir das 16h do dia 27, o Circuito Sesc de Artes vai ocupar a Praça São Pedro com uma programação mais do que especial. Todas as atividades são gratuitas e com classificação etária livre. Destaque para a homenagem da baiana Mariene de Castro para a cantora Clara Nunes. Confira o que vem por aí!

Microrroteiros da Cidade
Laura Guimarães (SP)
Literatura

A artista percorre os arredores da praça e, conversando com as pessoas que encontra, colhe histórias em um gravador. Com esse material, ela escreve microrroteiros que serão colados em um painel, como numa exposição.

Enquanto apresenta o resultado de sua pesquisa do dia, outros painéis são disponibilizados em branco para que as pessoas possam escrever suas histórias, compor seus poemas ou fazer um desenho e, por fim, esses materiais também serão transformados em microrroteiros, que serão entregues aos seus “autores” no fim da intervenção.

Piquenique Urbano
Atelier de Coreografia (RJ)
Dança

Neste piquenique, os artistas convivem com o espaço público num ambiente caracterizado pela ideia de entreter e alimentar quem o visita com comida, música e dança. Piquenique Urbano é uma obra que ocupa e explora as possibilidades arquitetônicas de cada lugar. Os bailarinos estimulam a circulação do público por diferentes espaços com uma coreografia que alterna solos e duos.

O espetáculo foi concebido para o Panorama Festival 2013, uma co-produção da Cidade das Artes do Rio de Janeiro, Panorama Festival e Atelier de Coreografia.

Intervenção de Outono
Tom Lisboa (PR)
Artemídia

O outono é a estação da renovação. É quando as folhas caem para dar espaço às novas que chegarão na primavera.

Partindo dessa reflexão, Tom Lisboa recicla artisticamente as folhas caídas das árvores, usando a técnica do estêncil.

O resultado pode ser visto nas cerca de 200 folhas secas nas quais ele aplica a frase “É no outono que as folhas se despem de seus sonhos”.

Por fim, o artista as amarra em balões de gás e as solta na praça para que ganhem o céu, fazendo o caminho contrário estipulado para suas vidas. O outono como começo e não como fim.

Teatro de Caixa
Rudinei Morales (RS)
Teatro

Valentim, um contador de histórias, viaja pelo mundo em busca da verdade sobre tudo o que narra. Enquanto fala de suas aventuras, convida o público a assistir, num pequeno teatro dentro de uma caixa, o espetáculo Os Músicos de Bremen, baseado no famoso conto dos irmãos Grimm.

A fábula conta as aventuras de um burro, um cão, um gato e um galo que, devido aos maus tratos que recebem de seus donos, decidem ir para a cidade de Bremen, onde sonham em conhecer a liberdade.

Trixmix Cabaré
Trixmix (SP)
Circo

O grupo paulistano apresenta um típico espetáculo de Carabaret, porém com estripulias circenses, humor, dança e poesia, com números musicais cômicos, dublagens e sátiras.

O elenco reúne artistas nacionais e internacionais, com direção do australiano Mark Bromilow, e elenco composto por Doug Style, um dançarino e coreógrafo de street dance; o mágico e ator Ricardo Cavadas, que apresenta números musicais cômicos, dublagens e sátiras; Edu Mantovani e Carola Costa, que praticam acrobacias em dupla; e Virgília Zaga, que confecciona e cria personagens.

Mariene de Castro (BA)
Música

Destaque da nova geração do samba, a cantora baiana apresenta sucessos dos seus últimos trabalhos Ser de Luz, uma homenagem à Clara Nunes, e Tabaroinha.

Entre o repertório de Clara Nunes, estão as clássicas Conto de Areia, Guerreira, A Deusa dos Orixás, O Mar Serenou, entre outros grandes sucessos da saudosa cantora mineira. Do seu projeto autoral anterior, Tabaroinha, ela interpreta músicas como Pureza da Flor, Filha do Mar, Amuleto da Sorte; além de músicas de seu primeiro trabalho, como Ilha de Maré e Abre Caminho.

A cantora apresenta ainda para o público a música Tirilê, que estará em seu novo disco, a ser lançado em breve.

O Circuito Sesc de Artes é uma realização do Sesc Sorocaba com apoio do Sincomércio e da Prefeitura Municipal de Itararé