Publicado em 7 de setembro de 2015

Começou a 2ª etapa da vacinação contra HPV para adolescentes entre 11 e 13 anos

Publicado por Imprensa em: 7 de setembro de 2015 às 07:42

Nessa semana, começou a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que pode desencadear o câncer de colo do útero. A imunização é direcionada às adolescentes do sexo feminino com idade entre 11 e 13 anos. Quem recebeu a primeira dose aos 13 anos e já completou 14 deve receber a segunda dose.

A campanha promovida pelo Ministério da Saúde é realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Não é necessária nova autorização dos pais ou responsáveis, uma vez que o documento já foi preenchido por eles e a segunda dose faz parte do cronograma definido pelo Ministério da Saúde.

A imunização está disponível em todas as unidades de saúde do município, no horário de 8h às 17h. A adolescente deve apresentar o cartão de vacina às equipes de saúde.

Para garantir a imunização completa, cada adolescente deverá tomar três doses: a segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira e a terceira dose (reforço), cinco anos depois.

Saiba mais

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de colo uterino possui altas taxas de incidência e mortalidade. No Brasil, é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre mulheres, após os de mama e de colo retal. O vírus HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

A época mais favorável para a imunização é na faixa etária de 9 a 13 anos, de preferência antes do início sexual (ou seja, antes da exposição ao vírus). No próximo ano, a vacina será oferecida a meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, a meninas de 9 anos.

Saude-HPV