Publicado em 24 de abril de 2015

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) 2015 começa no dia 4 de maio e termina em 22 de maio

Publicado por Imprensa em: 24 de abril de 2015 às 16:39

Neste período, devem ser imunizados idosos com 60 anos ou mais, crianças menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, servidores da área da saúde e portadores de doenças crônicas mediante a apresentação de documento médico. Além da vacinação as pessoas com 60 anos ou mais poderão realizar um exame preventivo de Câncer Bucal.

Dia D

O dia 9 de maio foi definido pelo Ministério da Saúde como o dia D (Dia de Mobilização Nacional).

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que algumas medidas devem ser adotadas como lavar sempre as mãos, proteger boca e nariz ao tossir e falar com outra pessoa, mantendo uma distância de pelo menos um metro. Se surgirem sinais e sintomas da doença, procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Em Itararé, os postos de vacinação funcionarão de segunda a sexta-feira, das 07h00 as 17h00 e os interessados deverão levar a carteirinha de vacinação e RG.

vacinacao_influenza