Publicado em 13 de junho de 2014

Cães e gatos recebem vacina contra raiva neste fim de semana

A Campanha de Vacinação em Cães e Gatos contra a Raiva continua neste sábado dia 14 de junho. Os postos de imunização funcionarão das 08 às 11:30 horas e das 13 às 17:00 horas.

A campanha antirrábica é realizada anualmente e tem o objetivo de controlar a doença de forma intensiva e ampliar a cobertura vacinal complementando o trabalho de rotina.

A raiva é uma doença infecciosa aguda, quase sempre fatal, que afeta mamíferos (homem, cão, gato, morcegos e outros animais), causada por um vírus do gênero Lyssavirus que se multiplica e se propaga – via nervos periféricos – até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplicam.

A raiva é transmitida por meio da saliva do animal infectado, seja por mordedura, lambeduras e arranhaduras de mucosa ou pele com ferimentos.

Em áreas urbanas os principais transmissores são o cão, o gato e o morcego.

Locais de Vacinação:

PSF Bairro Velho, PSF JD. Alvorada, escola Newton Marques na Paulicéia ,
Secretaria da Saúde e Centro de Eventos.

vac pm

Veja as últimas notícias < Clique aqui >