Publicado em 25 de abril de 2017

Bairro do Cerrado em Itararé recebe Campanha de Prevenção em Câncer Bucal

Atendimento prioriza pessoas a partir dos 40 anos

A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quarta-feira (26) campanha preventiva ao câncer bucal em Itararé (SP) no bairro rural do Cerrado. O atendimento será na unidade de saúde das 8h às 12h e prioriza pessoas a partir dos 40 anos.
O dentista, Rodrigo Camargo, fará uma avaliação e os pacientes com suspeita são encaminhados para atendimento especializado. O objetivo é orientar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico, além de ser um incentivo na diminuição do medo da doença.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Maria de Souza, a coordenação da pasta está desde os primeiros dias do ano desenvolvendo palestras sobre prevenção na rede municipal de ensino, além das unidades da rede de Atenção Básica, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programa Saúde da Família (PSF).
“Cerca de 400 crianças do pré II ao 5º ano do ensino fundamental foram orientados através de filmes e bate papo bem descontraído, no qual foi falado sobre técnica correta de escovação e hábitos saudáveis”, afirma Ana Maria.
A Campanha em Saúde Bucal, segundo a secretaria, será realizada em todas as unidades e o atendimento especial será no Dia D da campanha de vacinação contra gripe, no sábado, 13 de maio, das 8h às 17h.
“Importante todos ficarem atentos, porque em um dia só podem fazer a imunização e já passar por uma avaliação bucal. É uma ação conjunta pra facilitar a vida das pessoas”, destaca a secretária de Saúde.

Câncer Bucal – É caracterizado por lesão ou ferida ulcerada persistente, de bordos endurecidos e elevados e que não responde a nenhum tipo de tratamento, porém lesões esbranquiçadas ou avermelhadas que comprometem a cavidade bucal, principalmente em fumantes e/ou usuários de álcool, devem ser vistas com cautela, pois são consideradas cancerizáveis e eventualmente podem se tornar malignas.
Nas fases mais evoluídas o câncer bucal provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço, sangue na saliva e perda de peso.
Os fatores de risco da doença incluem o consumo crônico de tabaco e álcool, má higiene bucal, exposição ao sol, desnutrição e imunodeprimidos, dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras e álcool.