Publicado em 26 de março de 2014

Audiência debate mobilidade urbana em Itararé

audienciamobilidade

No último dia 21, sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Itararé e o APE – Estudos em Mobilidade, realizam uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir o futuro da mobilidade urbana no município. Aproximadamente 100 representantes de diversos setores da sociedade participaram do evento, entre eles, gestores, educadores, universitários, prestadores de serviços de transporte, sociedade civil, entre outros.

Após a apresentação do grupo e uma breve explicação e conceituação sobre a mobilidade de acordo com a Lei de Mobilidade Urbana (12.587/12), foi organizada oficina participativa separada em quatro grupos distintos. Cada grupo moderado por integrantes do APE, elencou coletivamente os problemas de mobilidade em Itararé sendo eleito dentre esses problemas um macroproblema. “Desta maneira, foi possível levantar informações importantes sobre como a população está percebendo não somente os problemas em mobilidade de seu município, mas também as causas e consequências a um macroproblema escolhido de maneira participativa. Estes resultados servirão como importante instrumento ao diagnóstico preliminar de mobilidade que está sendo elaborado para Itararé”, destacou Patrícia Brandão, uma das integrantes do APE.

Os macroproblemas apresentados foram:

– Falta de educação no trânsito

– Acessibilidade Universal

– Carência de espaços Públicos de Lazer

– Má qualidade ou ausência de calçadas.

“Os problemas identificados na oficina demonstram não só a preocupação do município com percepções aprofundadas sobre o tema, mas também a compreensão da mobilidade urbana para a construção de cidades sustentáveis e, portanto, o alinhamento à visão da Lei de Mobilidade Urbana e do Ministério das Cidades, que também conceituam mobilidade urbana como questões muito além das relacionadas ao transporte e trânsito”, explicou Patrícia.

De acordo com o APE, será entregue ainda no primeiro semestre de 2014, um relatório preliminar a partir da oficina que contou com a participação popular acerca da mobilidade em Itararé.

Em municípios acima de 20 mil habitantes, e em todos os demais obrigados, na forma da lei, à elaboração do plano diretor, deverá ser elaborado o Plano de Mobilidade Urbana, integrado e compatível com os respectivos planos diretores ou neles inseridos. Os municípios obrigados, que não tenham elaborado o plato até abril de 2015, ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana.

O APE é formado por estudantes da Universidade de São Paulo e tem apoio financeiro do Fundo Patrimonial Amigos da Poli.

Assessoria de Imprensa da P.M.I