Publicado em 12 de fevereiro de 2014

Associação Intermunicipal Circuito Caminho das Tropas promove reunião em Itararé

Aconteceu na Câmara Municipal de Itararé na última terça-feira (11) a segunda reunião da Associação Intermunicipal Circuito Caminho das Tropas e estiveram presentes lideres do turismo regional, vereadores , membros da Associação e representantes das cidades deItararé, Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, São Miguel Arcanjo, Araçoiaba da Serra, Iperó, Tatuí, Porangaba, Boituva e Sorocaba.

A pauta principal foi dar continuidade ao processo de reorganização da associação e ficou decidido pela formação de uma comissão formada pelos representantes dos municípios presentes para apresentarem aos prefeitos dos municípios envolvidos, a importância e necessidade da formação do Conselho de Prefeitos, o qual pode deliberar em última instância, sobre os assuntos gerais da associação e assim seguir o processo de constituição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

O Caminho Paulista da Tropas faz parte do calendário turístico cultural do estado de São Paulo e existe um projeto de lei nº 1210, de 2009, que se dá a denominação de Caminho Paulista das Tropas, ao trecho da rodovia SP-259, entre o quilometro 99,5 da rodovia, Bairro Capelinha (município de Itaberá até o quilometro 357 + 800 mts, perímetro urbano em Itararé. Outro projeto de lei Nº 13.453, DE 13 de março de 2009 instituí o “Dia do Tropeiro”, a ser comemorado, anualmente, no dia 22 de maio.

Os Tropeiros apareceram entre os séculos 17 e 19, viajavam no lombo de burros e mulas em um percurso que era a única ligação comercial entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil entre Viamão-RS e Sorocaba-SP. Itararé tem destaque especial, pois a passagem entre os estados de São Paulo e Paraná, no Rio Itararé, ficou conhecido como Barreira, devido a um posto de coletoria de impostos que havia no local.

De acordo com Edilson Moraes, Coordenador de Turismo de Itararé, o Caminho Paulista das Tropas pode ser um grande impulsionador do Turismo Rural e Cultural em nossa cidade, com a criação de rotas rurais e culturais que atraiam visitantes, podendo assim agregar valores aos produtores do campo e também resgatar a forte cultura tropeira e rural que são tão marcantes na história do município.

tropas