Prefeitura de Itararé

Publicado em 21 de maio de 2018


Após 12 anos estagnado, Prefeitura de Itararé (SP) trabalha para atualizar Plano Diretor Municipal

Documento cria bases para uma cidade inclusiva, equilibrada e sustentável, que promova qualidade de vida a todos os cidadãos

Cabe ao Plano Diretor criar as bases para uma cidade inclusiva, equilibrada, sustentável, que promova qualidade de vida a todos os seus cidadãos

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Administração, tem trabalhado, desde o início da gestão, na atualização do Plano Diretor de Itararé. Esta é a primeira vez, em 12 anos, que o documento recebe uma nova versão.

De acordo com o secretário municipal da Pasta, Jerônimo de Almeida, a atual versão do Plano Diretor de Itararé está em vigor desde outubro de 2006, através da Lei Complementar n. 39 de 27 de outubro de 2006. “Este documento é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes e sua atualização deve ser feita de dez em dez anos. Por isso a necessidade de sua atualização e modernização, conforme previsto nas normativas do Ministério das Cidades”, detalha.

Segundo o secretário, para a realização do trabalho, inicialmente, foi nomeada a Comissão de Revisão e Atualização do Plano Diretor, composta por elementos de várias Secretarias e Setores da Prefeitura, com o objetivo de iniciar a atualização de diversos códigos e leis integrantes ao Plano Diretor. “Trata-se de um trabalho minucioso, que exige a atualização de vários Códigos Municipais, tais como o Código de posturas, versão atual de 1973, e também as Leis de Uso de Solo, bem como o Código Tributário, datado de 1975”, explica. “Há ainda o planejamento das metas e normas, que serão discutidas por setores e, após, colocadas em audiências públicas pré-agendadas em vários bairros e comunidades de nosso município, para a participação popular nos direcionamento do plano”, completa.

A previsão para finalização e aprovação do Plano será de 180 dias a contar das definições das audiências públicas e, então, será apresentado para aprovação do Poder Legislativo. Após isso, como trata-se de um documento público, será publicado nos meios legais e disponibilizado à população no site da Prefeitura de Itararé.

Plano Diretor – De acordo com o secretário municipal da Administração, Jerônimo de Almeida, cabe ao Plano Diretor criar as bases para uma cidade inclusiva, equilibrada, sustentável, que promova qualidade de vida a todos os seus cidadãos, reduzindo os riscos do crescimento desenfreado e distribuindo de forma justa os custos e benefícios da urbanização. “Além disso, o plano diretor fornece transparência para a política de planejamento urbano, ao instituí-la em forma de lei. Diretrizes urbanas sempre existirão, a diferença é que com o plano diretor elas ficam explícitas”, explica.

“O Plano Diretor é uma exigência para apresentação de projetos junto aos Ministérios de diversas áreas e é de suma importância para a aprovação dos mesmos”, explica. “Sendo assim, após a finalização deste documento, com certeza teremos uma cidade mais bem organizada, equilibrada, sustentável e, principalmente, apta para o recebimento de muito mais verbas no âmbito Federal e Estadual”, finaliza.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados