Publicado em 16 de agosto de 2017

Alunos da rede municipal de ensino de Itararé participam de formatura do Proerd

Objetivo do programa é evitar que as crianças e adolescentes iniciem o uso de drogas

Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas

A Secretaria Municipal de Educação de Itararé (SP), em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou na última sexta-feira (11) a formatura de mais uma turma de alunos da rede municipal de ensino.
O programa tem como objetivo educar a criança em seu meio natural: a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores que atuam como disseminadores das ideias na sala de aula. As lições promovem o desenvolvimento da autoestima , controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões, possibilita que as crianças desenvolvam uma atitude positiva em relação às autoridades e às leis.
Ao todo foram 290 formandos das seguintes escolas: Maria de Jesus Klocker Camargo, Newton Marques, Maria Olívia de Melo, Adriano Queiroz Pimentel e Ione Maria Marques Martins dos Santos.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, no segundo semestre serão atendidos mais 331 alunos do 5º ano do ensino fundamental.
A cerimônia aconteceu no Clube Atlético Fronteira e contou com a presença de representantes do executivo, autoridades, professores, coordenadores, diretores, além de familiares dos alunos. O evento foi encerrado de forma descontraída com a presença do Leão Dare, o mascote do Proerd.

Proerd – É um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que as crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, auxílio para as crianças dizerem não às drogas e à violência.
É dado ênfase especial em alcançar as crianças nos 5º anos do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal e permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação ao respeito às leis.
Os instrutores do Proerd são policiais fardados. Auxiliados pelo livro do estudante Proerd, contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e dos pais que alcançam o programa na família.
As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre família, escola e polícia.