Publicado em 20 de setembro de 2016

Alunos da Escola Municipal Maria Olívia de Melo participam de simulação de primeiros socorros

Publicado em: 20 de setembro de 2016 às 10:25

A ação foi uma parceria entre guada civil municipal e corpo de bombeiros

O Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal promoveram na tarde de sexta-feira (16) uma simulação de primeiros socorros para os alunos da Escola Municipal Maria Olívia de Melo. Durante a ação os Bombeiros ensinaram como proceder em casos de atropelamento. Um aluno foi usado como modelo e as crianças puderam entender na prática sobre imobilização e as perguntas que devem ser feitas caso a vítima esteja consciente.

“São procedimentos que qualquer pessoa pode fazer numa situação de emergência e que podem muitas vezes salvar uma vida. O importante disto é saber manter a calma para avaliar a situação e passar as informações corretas para os bombeiros”, avaliou o guarda civil municipal Alisson Riveli.

A iniciativa faz parte de uma etapa do Programa Educação Viária é Vital desenvolvido pela Fundação Mapfre e Detran em parceria com a rede municipal de ensino.

Segundo a coordenadora da escola, Luciana Becker, a temática deste ano é Circulando pelo Bairro e dentro deste conteúdo foi abordada a questão dos primeiros socorros em caso de atropelamento. Os alunos envolvidos são do 2º ano do ensino fundamental I. “O programa começou ano passado com a temática Circulando pela Escola e vai até o ano que vem, quando encerra com o tema Circulando pela Cidade”, explicou.

Educação Viária é Vital

Como parte integrante dos projetos desenvolvidos pela FUNDACÍON MAPFRE, o Programa Educação Viária é Vital promove ações relacionadas à segurança da população, com especial atenção à Segurança Viária. Trata-se de um Programa integrado às propostas curriculares das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com atividades que se conectem a disciplinas e aulas de cada segmento.

A ideia é que alunos e professores envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.

O Programa favorece, dessa maneira, a implementação de ações que visem à melhoria nas condições de circulação em vários níveis. A partir, portanto, do desenvolvimento desses projetos nas escolas, espera-se promover uma convivência mais harmoniosa nos espaços compartilhados, de modo a incentivar uma circulação mais segura, eficiente e, acima de tudo, mais humana.

O Programa Educação Viária é Vital trabalha de forma especial com o tema “Educação para o trânsito”, e busca incentivar a pesquisa e compreensão do trânsito, a partir da ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos.

WhatsApp Image 2016-09-20 at 10.04.48 (1)

WhatsApp Image 2016-09-20 at 10.04.50

WhatsApp Image 2016-09-20 at 10.04.51 (1)

WhatsApp Image 2016-09-20 at 10.04.55

WhatsApp Image 2016-09-20 at 10.06.51 (1)

Obs. Todas as crianças tem autorização de uso de imagem.