Publicado em 7 de junho de 2017

Alunos da EM Profª Ione Maria transformam sucata em música

Projeto teve início há um ano e cativa alunos

Criatividade e consciência ambiental. Foi através destes dois fatores que o professor do 4º ano B da Escola Municipal Professora Ione Maria M. M. Santos, Márcio Bagdal, descobriu na escola, músicos.
A instituição fica no Bairro Santa Terezinha em Itararé (SP).
Há um ano, tendo como base o material de estudo em sala de aula sobre Meio Ambiente e reciclagem, Márcio desenvolveu o projeto Bandinha da Sucata. Através dele, entre outros objetivos, busca conscientizar os alunos sobre a importância do reaproveitamento de sucata para a preservação do meio ambiente.
Latas, tambores, canos, cabos de vassoura são alguns dos objetos usados para produzir o som. Antes de se transformarem em instrumentos musicais, são customizados pelos estudantes.
No total 33 crianças, com idades entre 9 e 10 anos, compõem a banda. Os ensaios acontecem na quadra da escola durante as aulas de artes.
Além de ensinar ritmo aos estudantes, o projeto também tem um importante papel social. Através dele, os alunos aprendem naturalmente as regras de convivência, ganham autoconhecimento e autoestima, ajuda na coordenação motora, socialização, concentração, criatividade e nas percepções tátil, auditiva, visual e espacial.
Ensaios são realizados na quadra da escola Tambores são alguns dos objetos usados para produzir o som. Antes de se transformarem em instrumentos musicais, são customizados pelos estudantes. JPG