Publicado em 8 de março de 2017

Agentes da GCM participam de curso de obediência canina e proteção

Capacitação tem como objetivo preparar Corporação para implantação de um canil

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) participaram de mais um curso de capacitação com cães entre os dias três e cinco de março em Londrina (PR). As aulas foram ministradas pelo renomado instrutor cinotécnico, Jorge Soares, de Franca (SP).
Segundo o comandante da GCM, Jocimar Ribas, o curso visa o aperfeiçoamento das técnicas sobre obediência canina e proteção. “As aulas foram muito interessantes discorrendo sobre comportamento animal, obediência, condução e figuração, além de técnicas de movimentação”, relata.
Este é o terceiro treinamento que os guardas civis recebem nos últimos 12 meses e, ainda de acordo com Jocimar, o investimento será intensificado, visto que está em andamento um projeto para implantação de um canil na corporação.
“Nossa meta é iniciar o trabalho ainda este ano. Temos cães doados para o início do treinamento, só aguardando a adequação do local para comodá-los. Incluir os cães, tanto no trabalho policial como no social é de grande importância para a guarda civil. Numa operação de policiamento o animal equivale a sete agentes; é um reforço fundamental. Além disso, o cão aproxima a população da guarda, situação muito importante para o desenvolvimento social”, explana o comandante.
Participaram do curso a Guarda Civil de São Paulo, Londrina e agentes do grupamento de Choque do canil da Polícia Militar do Paraná.
A Guarda Civil Municipal de Itararé está em atividade há 14 anos e conta hoje com um efetivo de 62 agentes, sendo 49 homens e 13 mulheres.

Cinotécnico – É uma pessoa que se especializou na técnica de adestramento de cães. Não seria incorreto, portanto, chamá-lo de “adestrador”, mas o termo “cinotécnico” é um pouco mais abrangente, pois além do adestramento, engloba também conhecimentos sobre psicologia canina, doenças dos cães, etc.

canil (2)