A cerimônia de encerramento ocorreu na cidade de Sorocaba no último sábado (27)

Publicado em 31 de maio de 2023

10ª Tropeada Paulista de Itararé (SP) a Sorocaba (SP) é encerrada com sucesso

A 10° Tropeada Paulista de Itararé (SP) a Sorocaba (SP) encerrou-se no último sábado (27), saindo de Itararé (SP)  no dia 19 de maio e percorrendo 11 municípios durante nove dias. Durante o trajeto, os cavaleiros percorreram mais de 360 km pelas cidades da região. O encerramento aconteceu em Sorocaba, no último sábado (27), com a acolhida no jantar tropeiro, baile e cerimônia de encerramento.

No domingo (28), realizou-se o tradicional desfile, evento que faz parte da 56° Semana do Tropeiro em Sorocaba, promovido pela Secretaria de Cultura de Sorocaba. Conforme o coordenador municipal de Cultura de Itararé, Júlio Calabrez,  “a Tropeada foi um sucesso, com mais de 500 cavaleiros participando ao longo de todo o trajeto, sendo 11 municípios que recepcionaram as comitivas participantes. O evento simboliza um retorno da tradicional tropeada que ocorre há mais de 290 anos no estado de São Paulo”.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a Tropeada faz parte das ações já propostas para o incentivo da tradição tropeira. “Mais do que comemorar nesta semana simbólica, seguimos propondo atividades e projetos permanentes em nossas escolas para que a cultura seja, de fato, vivida e conhecida por nossas crianças e cultuadas por nossos itarareenses”, finaliza.