Publicado em 3 de julho de 2017

Vacinação contra HPV está disponível nas unidades de saúde de Itararé (SP)

Este ano os meninos foram incluídos no público-alvo

Começou em Itararé (SP) a campanha de vacinação contra HPV, que tem como público-alvo meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 12 a 14 anos de idade. Além disso, crianças e jovens de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, também podem se vacinar.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é preciso tomar duas doses da vacina quadrivalente, com intervalo de seis meses entre as doses, para ficarem protegidos contra os quatro tipos mais comuns do vírus. A infecção está associada ao desenvolvimento de câncer de pênis, garganta, ânus e colo de útero; este apontado como a segunda maior causa de morte entre as mulheres.
Com a inclusão dos meninos no público-alvo da vacinação, o Brasil se tornou o primeiro País da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV em programas nacionais de imunizações.
A vacina contra HPV é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde e usada em mais de 50 países.
Para tomar a vacina é só se dirigir até uma unidade de saúde. Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à rua Frei Caneca, 1471 – Centro.