Atrativo, uma trilha de 3,8 km, leva até as cachoeiras do Rio Caiçara

Publicado em 15 de janeiro de 2021

Turismo: Prefeitura de Itararé (SP) inaugura nova trilha no Parque da Barreira

O novo atrativo possui um percurso de 3,8 km até as cachoeiras do Rio Caiçara

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo, inaugurou uma nova trilha ecológica no Parque da Barreira.

De acordo com o coordenador da Pasta, Edilson José de Moraes, a iniciativa faz parte da proposta do Executivo em oferecer mais ambientes de lazer e prática de exercícios para a população e turistas.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a atividade é resultado do comprometimento da gestão em fomentar a atividade turistica. “O Parque da Barreira é um de nossos principais atrativos do município. Noss objetivo é torná-lo um local cada vez mais agradável para os visitantes”, enfatiza.

A trilha – O novo atrativo possui um percurso de 3,8 km até as cachoeiras do Rio Caiçara. Somando o retorno ao parque, ao todo, serão 7,2 km de passeio por uma paisagem predominante do bioma Cerrado, margeando o Vale do Rio Itararé.

Durante a trilha, é possível observar diversas espécies de pássaros e seis cachoeiras, sendo que a última deságua entre os paredões rochosos do Rio Itararé, proporcionando um visual de tirar o fôlego.

A atividade é indicada para pessoas com experiência em trilhas e deve ser feita em grupo com duas pessoas ou mais, por questões de segurança. É recomendável o uso de roupas leves e adequadas, água, protetor solar e repelente. Também é recomendável que, antes da aventura, o turista registre o nome na base da GCM.

Preservação ambiental – A Coordenadoria Municipal de Turismo também alerta aos munícipes para que, ao utilizar o espaço, atentem-se preservação do meio ambiente, não cortem e nem retirem plantas do local e que também evitem andar com animais domésticos, tanto para a proteção da fauna existente como também para a própria saúde do animal