Publicado em 24 de março de 2015

Turismo de Itararé fecha parcerias e se fortalece

Publicado em: 24 de março de 2015 às 10:00

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Na noite de quinta-feira (20) aconteceu a 11ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Turismo, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itararé. O objetivo foi colocar em pauta temas de relevância para o desenvolvimento do turismo no município.

Na abertura da reunião a presidente do Comtur, Neise Dias parabenizou os Artesãos e destacou a importância deles para a divulgação da cultura do município.

Na sequência foi destacado o resultado dos trabalhos que são desenvolvidos há mais de duas décadas em Itararé, e pautada as novas propostas que aproximam os segmentos do setor de turismo aos municípios vizinhos, tendo como princípio as propostas da Secretaria do Estado assim como as diretrizes nacionais promovidas pelo Ministério do Turismo.

Entre os temas abordados estiveram a Criação do Circuito dos Cânions, Estreitamento das parcerias entre Itararé Itapeva, Bom Sucesso de Itararé e Nova Campina, Projeto de Sinalização Turística (em andamento na diretoria técnica do estado), Abertura de novas trilhas, Marketing e credenciamento dos locais de alimentação, Transito livre dos monitores ambientais nas áreas do circuito, Visitação na Casa do Artesão – Dia internacional do Artesanato.

A Coordenadoria de Turismo de Itararé explanou sobre o processo de desenvolvimento do Circuito dos Cânions e a aproximação entre os municípios de Itararé, Bom Sucesso de Itararé, Itapeva e Nova Campina, e também junto a Secretaria Estadual de Turismo. Dentre os projetos que estão sendo desenvolvidos em conjunto está o de Sinalização Turística, que já se encontra no Departamento Técnico da Secretaria Estadual.

Na reunião ainda foi pautado por Neise Dias sobre a necessidade de enviar um documento à Câmara Municipal de Itararé, solicitando a intermediação do legislativo junto aos deputados dos partidos, que representam e também àqueles que trabalham em favor de Itararé. O pedido é que estes se manifestem a favor da votação para a aprovação da PEC 11/13, PLC 32/12, que trata da Criação dos Municípios de Interesse Turístico.

Em seguida a presidente da Casa dos Artesãos, Eneide Silva, apresentou os novos projetos e planos de inserção da Casa no roteiro de visitas. Os novos horários de atendimento e também de agendamento de visitas será o primeiro passo para o seu reconhecimento. Na oportunidade a Coordenadoria de Turismo informou sobre o andamento do projeto de reforma e adequação da praça Ademar de Barros, onde está a sede da Associação dos Artesãos, e que com a revitalização abrigará também o Posto de Atendimento ao Turista.

Antonio de Fázio, representante da Associação Paulista do Caminho das Tropas ressaltou a importância da aproximação política para futuras conquistas e parabenizou o trabalho da Coordenadoria de Turismo, que tem tornado possível a Regionalização do Turismo.

Também foi discutido sobre a necessidade de atualizar o Comtur conforme o novo modelo do Estado e para isto foi proposto a redução para um terço de representatividade exercida pelo Poder Público, porém ao invés de reduzir o número de participantes foi aprovada a abertura para novos representantes; Um deles poderá ser a Cooperativa Coafai (Cooperativa de Agricultura Familiar de Itararé), que na ocasião estava representada pelo presidente, Tigrinho, que na ocasião falou à respeito da produção dos produtos orgânicos.

O Turismo Rural se apresenta com potencial nesse processo de fortalecimento do Turismo e o Sindicato Rural de Itararé destacou sobre os cursos de qualificação da mão de obra no campo e do Curso de Monitoria de Turismo Rural, que ocorrerá em abril.

O potencial turístico do Rio Verde foi amplamente discutido e pelo fato de ter boa parte de seu curso dentro das áreas de reflorestamento da empresa Suzano gerou novas perspectivas de visitas controladas. Daniele, representante da empresa explicou o posicionamento da Suzano frente aos temas, Proteção Ambiental, Segurança e Responsabilidade Sócio Econômica, e a necessidade de projetos que trabalhem essas temáticas.

Os Prestadores de Receptivo Turístico e Monitores Ambientais foram mencionados durante toda a reunião. São eles que fazem a maior parte do atendimento e também da promoção da atividade.

Segundo a Coordenadoria de Turismo novas reuniões do COMTUR serão realizadas durante o ano e um cronograma será apresentado. A representação dos segmentos estão preenchidas com seus titulares e suplentes, porém é aberta a todos àqueles que se fazem parte do trade e também a todos que se identificam com as causa turísticas e ambientais.

SAMSUNG CAMERA PICTURES