Publicado em 8 de agosto de 2018

Tocha das Olimpíadas Rio 2016 passa a fazer parte do acervo do Museu Histórico de Itararé (SP)

O objeto permanecerá em uma caixa de vidro que a protegerá e ainda sim possibilitará a visibilidade dos visitantes

A Tocha permanecerá em uma caixa de vidro que a protegerá e ainda sim possibilitará a visibilidade dos visitantes

O maior símbolo das Olimpíadas, a Tocha Olímpica, agora faz parte do acervo do Museu Histórico Municipa de  Itararé (SP). O objeto, antes à disposição para visitas no Paço Municipal, está em exposição no local desde segunda-feira (06).

De acordo com o coordenador municipal de Turismo, Edilson José de Moraes, o Museu possui alarmes e rondas constantes da Guarda Civil Municipal (GCM) que ajudarão manter a Tocha segura. “Ela permanecerá em uma caixa de vidro que a protegerá e ainda sim possibilitará a visibilidade dos visitantes”, explica.

Para o prefeito, Heliton do Valle, foi importante esta transferência, pois, desta forma, o artefato irá receber o destaque merecido. “Agora ela está no lugar ideal, junto a outros itens que marcaram épocas e acontecimentos em nosso município. É importante que a população reserve um tempo para visitar o Museu e ver de perto não somente ela, mas tantos outros artefatos tão repletos de nossa história”, destaca.

Tocha Olímpica – Durante a Olimpíadas de 2016, a Tocha passou por mais de 325 cidades do Brasil, antes de acender a pira olímpica na cidade sede dos jogos, Rio de Janeiro (RJ). Em Itararé, o revezamento aconteceu no 16 de julho de 2016.

O Museu – Funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 16h30, aos sábados o Museu atenderá das 10h às 12h e das 13h às 17h. O órgão está localizado à rua Belizário Pinto, 70, Vila Jurandir. A entrada é gratuita.