Evento segue as normas do Manual de Cerimonial Militar

Publicado em 14 de novembro de 2018

Tiro de Guerra de Itararé (SP) realiza solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira

Para o prefeito, Heliton do Valle, o evento demonstra valorização ao símbolo maior de um país

O Dia da Bandeira passou a fazer parte da história do Brasil há 129 anos, quatro dias após a Proclamação da República, no ano de 1889, quando a bandeira foi instituída. Junto à data, que é comemorada em 19 de novembro, veio também a tradição da queima das bandeiras inservíveis, como forma de respeito ao símbolo nacional.

Em Itararé (SP), a cerimônia, aberta ao público, será realizada pelo Tiro de Guerra (TG), às 11h45, no quartel, localizado à rua Dr. Pedro Alencar, 346, Bairro Velho. “A bandeira é nosso símbolo maior e devemos tratá-la com todo respeito, pois representa a nossa nação”, comenta o subtenente Antonio Davi da Silva Alves.

Conforme ele, apesar da cerimônia seguir sempre os mesmos padrões, existe a opção de ser realizada dentro dos quartéis ou em local público. “O decreto 2.243, de 3 de julho de 1997, em seu parágrafo 2º do Art. 150 determina que o hasteamento no Pavilhão Nacional seja efetuado às 12h, então fazemos desta forma”, explica.

A solenidade, de acordo com o subtenente, seguirá as normas do Manual de Cerimonial Militar. “Em resumo, ela conta com a recepção das autoridades, apresentação da tropa; hasteamento da bandeira; leitura da ordem do dia; incineração das bandeiras; canto do hino a bandeira e desfile da tropa”, detalha.

Para o prefeito, Heliton do Valle, o evento é fundamental, pois demonstra valorização ao símbolo maior de um país. “Ninguém gosta de ver a bandeira do país no lixo, por isso a incineração é uma forma de respeito ao material que já não está em condições para ser usado”, enfatiza.

Saiba mais – Atualmente, o TG de Itararé conta com 50 atiradores e foi reativado no ano passado pelo prefeito Heliton do Valle. Chefiado pelo subtenente Antonio Davi da Silva Alves, o grupo, além dos treinamentos realizados pertinentes a instituição, participa de eventos e ações desenvolvidas pela Prefeitura. Para se alistar, o jovem do sexo masculino, no Brasil ou no exterior, deve assim o fazer no ano em que completar 18 (dezoito) anos, indo à Junta do Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência levando a documentação necessária. No exterior indo ao Consulado Brasileiro que será devidamente orientado a como proceder. A documentação exigida é a certidão de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de motorista ou de trabalho) e duas fotos 3×4 (recente). O período de Alistamento Militar inicia no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil de junho.