Publicado em 16 de outubro de 2015

SEHIG promove “Outubro Rosa na Praça” neste sábado (17)

Publicado em: 16 de outubro de 2015 às 10:10

Evento acontece à partir das 10h na praça São Pedro

Neste sábado (17), a Prefeitura de Itararé através da secretaria de Saúde e Higiene (SEHIG) promove o “Outubro Rosa na Praça”. O evento faz parte das atividades que estão previstas no município para marcar o “Outubro Rosa”, campanha realizada em todo o país na luta contra o câncer de mama. O objetivo é sensibilizar e orientar a população com relação ao Câncer de Colo de útero e Câncer de Mama. O evento tem o apoio do VICC – Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer e Comunhão Cristã ABBA

Durante todo o dia, equipes estarão realizando cortes de cabelo, aferição de pressão arterial e maquiagem corretiva. Também haverá apresentações de músicas e danças.

Segundo a Secretária de Saúde, Keila Bertti, “É preciso alertar as mulheres para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama, por isso estaremos concentrados na praça onde serão realizadas orientações sobre o auto-exame das mamas e mamografia, sobre o exame preventivo, sobre saúde bucal e saúde da mulher em geral’, enfatiza a secretária.

O movimento “Outubro Rosa” iniciou na década de 20, nos Estados Unidos, e foi se espalhando pelo mundo com o passar do tempo. No Brasil, a data foi instituída em 2002 e a cada ano ganha mais visibilidade. Em vários órgãos públicos e empresas privadas um laço rosa simboliza a data.

O câncer de colo de útero é uma doença de evolução lenta, que em fase inicial não apresenta sintomas. É também o único tipo de tumor 100% capaz de ter a prevenção como cura. Por isso, é fundamental que todas as mulheres façam o exame preventivo pelo menos uma vez por ano.

outubro-rosa