Prefeitura de Itararé

Publicado em 26 de maio de 2015


Secretarias Municipais realizam I Encontro Municipal de Políticas Públicas Intersetoriais

Publicado por Imprensa em: 26 de maio de 2015 às 16:01

A Prefeitura de Itararé realizou na última quinta-feira (21), na sede da Associação Comercial e Empresarial, o I Encontro Municipal de políticas Públicas Intersetoriais.

O evento reuniu representantes da Secretarias de Saúde (Caps), Assistência Social (CRAS, CREAS, Bolsa Família), Desenvolvimento, Guarda Civil Municipal, Ministério Público, Conselho Tutelar e CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

O objetivo do encontro foi discutir a importância da interação entre estes segmentos como estratégia para o gerenciamento de conflitos dos indivíduos em situação de risco. Acredita-se que o trabalho isolado dos setores fragiliza o sujeito, uma vez que fragmenta a atenção às suas necessidades sociais.

Com a proposta de interlocução entre as políticas públicas o sujeito que necessita de cuidados especiais terá acesso a uma rede de assistência nas áreas da educação, saúde, grupos sociais, trabalho, espaço de lazer, entre outros, que possibilitarão o seu desenvolvimento e a reconstrução de sua vida de maneira ativa.

Ainda dentro deste contexto foi pautado assuntos contra formas de intervenção, que sugere encarceramento, dando destaque para o tratamento em liberdade, o qual preserva os princípios da democracia e os direitos humanos.

A expectativa é que este encontro possibilite a articulação entre os segmentos públicos para que o trabalho dos profissionais destas áreas se fortaleça, contando com uma ampla rede de apoio.

Serviços

A Prefeitura de Itararé, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social desenvolvem alguns trabalhos de cuidados pautados na premissa da articulação dos setores.

Hoje o município conta com o Caps – Centro de Atenção Psicossocial, unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. No Caps também são ministrados cuidados às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. O centro oferece um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas.

O Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) são serviços que também estão disponíveis em Itararé atendendo famílias e indivíduos, desenvolvendo o fortalecimento de vínculos e promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 

saude-wp

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados