Publicado em 6 de novembro de 2015

Secretaria de Saúde realiza mais de 450 exames durante Outubro Rosa

Publicado em: 6 de novembro de 2015 às 12:38

A campanha nacional Outubro Rosa, promovida em Itararé através da Secretaria Municipal de Saúde, movimentou todas as unidades de saúde do município totalizando 452 exames de papanicolau realizados.

A secretária de saúde, Keila Berti destaca que a cada ano o número de mulheres que fazem o exame durante este período tem aumentado significativamente, fato que ela atribui à conscientização sobre a importância de cuidar da saúde. “Iniciamos os mutirões logo na primeira semana de outubro e percebemos que teríamos um resultado positivo. Hoje as mulheres estão muito mais preocupadas com a sua qualidade de vida e não têm vergonha de se cuidar, além disso todas nós sabemos que o papanicolau é fundamental para o diagnóstico precoce e enfrentamento do câncer, que mata milhões de mulheres no mundo todo”, explanou Keila.

Vale destacar que o exame de papanicolau tem o objetivo de detectar câncer de colo do útero e anormalidades causadas pelo HPV, e deve ser realizado anualmente nas Unidades Básicas de Saúde, por todas as mulheres a partir de 25 anos que já iniciaram a vida sexual. E as mulheres com idade entre 40 e 49 anos devem realizar o exame clínico das mamas anualmente, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde, caso seja diagnosticada alguma alteração suspeita o profissional solicitará uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já as mulheres entre 50 e 69 anos, é recomendada a realização de mamografias de rastreamento a cada 2 anos.

As mulheres que não conseguiram realizar o exame durante o mutirão, poderão procurar sua unidade de saúde.

Exames realizados nas unidades de saúde durante Outubro Rosa

Jardim Alvorada