Publicado em 8 de novembro de 2014

Secretaria de Higiene e Saúde oferece mais uma vacina para as gestantes

A Secretaria de Higiene e Saúde de Itararé passa a oferecer mais uma vacina para as mulheres grávidas. É a Tríplice Acelular. A dose combate o tétano, a difteria e a coqueluche.

As gestantes que estão entre a vigésima sétima e a trigésima sexta semana já podem procurar os postos de saúde para serem imunizadas contra as três doenças.

Antes, apenas a dose que protegia contra difteria e tétano estava disponível para as grávidas. A vacina contra a coqueluche foi incluída porque que a doença é responsável por um grande número de grande de mortes, principalmente de crianças com até dois meses de vida. Ela é causada por uma bactéria transmitida pelo ar, por meio da secreção eliminada ao falar, espirrar ou tossir. Os sintomas são espasmos de tosses frequentes e que podem durar até meia hora. A doença não provoca febre. O tratamento da coqueluche é feito com antibióticos. Cerca de 10% dos bebês contaminados não resistem à doença.

Gestação4-619x320