Ação foi voltada aos professores dos 5º anos do Ensino Fundamental

Publicado em 9 de setembro de 2021

Secretaria de Educação de Itararé (SP) promove orientação técnica sobre SAEB 2021

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na quarta-feira (08), uma orientação técnica sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

A ação, ministrada pela assessoria pedagógica dos Anos Iniciais, composta pelas professoras Alessandra Dalcol, Juliana Pereira, Luciane Nogueira e Vlademir Almeida, foi voltada aos professores dos 5º anos do Ensino Fundamental e abordou os descritores da avaliação, bem como as habilidades que precisam ser desenvolvidas para preparar os alunos da Rede Municipal para a prova.

Conforme a supervisora de ensino, Luciana Becker, em razão do momento atípico vivenciado pelos estudantes com a pandemia e as aulas remotas, é natural que existam algumas lacunas na aprendizagem. “Com o retorno das aulas presenciais, é primordial trabalhar as habilidades essenciais e prioritárias visando o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que serão cobradas no SAEB”, explica.

Para a secretária da Pasta, Andreia Almeida, ações como essa visam a melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem dos nossos estudantes. “O objetivo da orientação técnica é dar o suporte pedagógico necessário aos professores no sentido de apoiá-los nesse trabalho e, desta forma, garantir um ensino completo e de qualidade”, enfatiza.

Saiba mais – O SAEB é um sistema instituído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a educação no Brasil, junto aos resultados fornecidos pelo Censo Escolar.

Ele é utilizado no cálculo do IDEB e, assim, ajuda a quantificar o desempenho de escolas no Brasil, facilitando a análise das falhas e pontos fracos do sistema educacional no país e ajudando a criar melhorias. Em 2019, Itararé atingiu a meta 6.6, dos melhores índices da região. O índice é calculado de dois em dois anos.

Este ano, a previsão é que a aplicação do SAEB aconteça no período de 08 de novembro a 10 de dezembro em todas as unidades escolares do país.