Iniciativa foi realizada através da Assessoria Pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais

Publicado em 23 de novembro de 2021

Secretaria de Educação de Itararé (SP) promove curso de Inovação Pedagógica através da Tecnologia

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o curso ‘Inovação Pedagógica através da Tecnologia’, visando a capacitação dos professores da Rede Municipal de Ensino.

A iniciativa foi realizada através da Assessoria Pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais e aconteceu em duas etapas: na primeira, voltada à formação específica em tecnologia educacional, os professores tiveram contato com novas formas de usar a tecnologia em sala de aula; e na segunda, foram divididos entre Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.

De acordo com a supervisora Luciana Becker, o modelo de ensino híbrido amplia o espaço de aprendizagem, que não está mais restrito às salas de aula. “Combinando os espaços físicos da escola com os múltiplos espaços virtuais, possibilitamos que o aluno aprenda dentro e fora do espaço formal de ensino, de forma contínua e mais conectada à sua realidade cotidiana”, detalha.

Segundo a secretária da Pasta, Andréia Almeida, o curso vem ao encontro da necessidade dos professores, além de deixar a escola muito mais prazerosa para os alunos. “Capacitando nossos profissionais, possibilitamos um ensino cada vez melhor aos nossos educandos”, enfatiza.

Temas abordados – As assessoras técnico-pedagógicas da Educação Infantil Marlene Ribeiro e Nataly Guedes trabalharam os temas: Teorias e Práticas Pedagógicas e Metodologias Ativas, visando a formação continuada dos professores e gestores da educação infantil, além de assegurar o desenvolvimento integral das crianças.

Já para os professores do Ensino Fundamental, as assessoras técnico-pedagógicas Alessandra Dalcol, Juliana Paes e Luciane Nogueira propuseram o curso ‘Metodologias Ativas no Processo de Aprendizagem’, abrangendo as categorias:
– Modalidades de ensino
– Metodologias tradicionais e metodologias ativas e seus respectivos modelos: sala de aula invertida, rotação por estações, rotação individual, laboratório rotacional, gamificação, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projetos.